[Top 5]: Filmes Franceses #1

08 fevereiro 2016




















Oi pessoal! Curtindo o carnaval? Esse post é pra você que curte ou quer conhecer o cinema francês, quer aprender mais vocabulário informal da língua, conhecer mais da cultura, cansou do inglês e quer ouvir outra língua, enfim! 

Eu resolvi começar com os filmes de gêneros diferentes, assim tem pra todos os gostos, esse post vai ser a 1° edição porque não dá pra escolher só 5 né? Bom, vamos começar? 

1) Intocáveis (2011)

Esse filme é um dos queridinhos de todo mundo que eu conheço, e meu também, já falei dele em vários posts aqui do blog. A história do filme é inspirada na vida de Philippe Pozzo di Borgo (autor de Le Second Souffle - O segundo fôlego) após um acidente de parapente que o deixa tetraplégico. Ele precisa de um novo auxiliar e conhece Driss quando está entrevistando candidatos ao cargo, Driss não é nem de perto o mais qualificado para o cargo, mas ele é a primeira pessoa que não trata Philippe de modo diferente por causa das suas limitações e é contratado.

Uma amizade improvável surge entre os dois e é hilário, duvido você não se apaixonar por eles dois, melhor bromance :) Um filme pra você se emocionar e se divertir, super recomendo! 




2) O Pequeno Nicolau (2009)


Esse filme é uma adaptação do Nicolau da série de livros infantis popular na França escrita por René Goscinny e ilustrada por Jean-Jacques Sempé.

Nicolau é um garoto inocente e encrenqueiro e ele nunca entende os adultos, mas ele tem uma vida maravilhosa: pais amorosos, muitos amigos que se metem em várias aventuras com ele e tudo o que ele mais quer é que nada mude. Até que um dia ele ouve por acaso uma conversa entre os pais que o leva a pensar que a sua mãe está grávida, ele entra em pânico e pensa que eles querem se livrar dele. É um filme bem divertido e não precisa ser criança pra curtir ;)




3) Amor e Turbulência (2013)

Chegando num dos meus gêneros favoritos, Amor e Turbulência é uma ótima comédia romântica, super recomendo :)

Antoine é um advogado em Nova York e ele está indo pra Paris para participar da última etapa de uma entrevista de emprego. No vôo ele dá de cara com a artista Julie - sua ex-namorada com quem ele teve um péssimo término há 3 anos - na poltrona bem ao lado da dele. Com 7 horas de vôo pela frente, eles vão ter que se falar e vão acabar revivendo os altos e baixos do antigo relacionamento tumultuado, mas com química infinita ;)



4) Não Conte a Ninguém (2006)

Esse é pra quem curte um bom romance policial, Não Conte a Ninguém é uma adaptação do livro homônimo de Harlan Coben, publicado em 2009 pela Editora Sextante.

O filme conta a história do Alexandre, ele sente falta da sua esposa Margot, que foi assassinada há 8 anos e na época, ele foi considerado o principal suspeito do crime, mas o caso nunca foi solucionado. No presente, a polícia encontra dois corpos perto de onde a sua esposa foi encontrada, o antigo caso é reaberto e ele se torna suspeito de mais um crime que não cometeu. No mesmo dia, ele recebe um e-mail com evidência de que Margot pode estar viva e ele começa a investigar tudo o que aconteceu. 

Não Conte a Ninguém é o meu livro favorito do tio Harlan e eu fiquei muito feliz quando dei de cara com essa adaptação por acaso, o filme é bastante fiel ao livro e pra você que não tem interesse em ler um livro, o filme é um ótimo thriller. O sucesso foi tão grande que a Warner Bros. e a Universal Pictures readquiriram os direitos para produzir a adaptação, com Ben Affleck na direção, isso foi em 2011 e o filme ainda não tem data pra sair. Enquanto isso, assiste o trailer aqui ;)



A Bela e a Fera (2014) 

Eu adoro qualquer adaptação dos clássicos, e essa tem uma fotografia linda, além de figurinos, cenários e efeitos especiais encantadores :) 

O filme adapta o conto original francês, então se você é super mega fã da Disney, você pode não curtir o filme. Nós acompanhamos o romance inesperado que surge depois que a filha mais nova de um comerciante que está quase indo à falência aceita ir morar com a fera misteriosa para pagar o débito do seu pai.

Sendo bem honesta, eu acho que o roteiro correu demais no final e o casal quase não tem tempo de convencer a gente do amor deles, mesmo com ótimas atuações. Só que A Bela e a Fera é um conto de fadas e tem o negócio do amor a primeira vista, o que elimina a necessidade de explicar muita coisa ao público hehe. Ainda assim eu recomendo o filme, 3.5 estrelinhas, principalmente se você quer aprender mais vocabulário francês, eles não falam tão rápido, então non, je ne regrette rien :p


Gostaram do meu primeiro top 5?! Já assistiram algum filme dessa lista? Aceito recomendações e sugestões! Beijos!

3 comentários:

  1. O Pequeno Nicolau! Preciso assistir esse <3 Amei sua lista.Desses só assisti A bela e Fera, lindo lindo por sinal. Recomendo os filmes com a Audrey Tautou, vide eterna Amélie Poulain ><

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pô, gostei da idéia! Mas eu teria grande dificuldades em fazer um TOP 5 apenas, sou fã de cinema francês. Ia citar a Amelie, mas a Jenniffer já o fez. Então vou recomendar Delicatessen e Ladrão de Sonhos do mesmo diretor - um universo mágico e um tanto chocante às vezes.

    Além das minhas resenhas no O Que Tem Na Nossa Estante, também tenho um outro blog, o Upperwords, agradeço se puder passar por lá ;)

    http://upperwords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Pô, gostei da idéia! Mas eu teria grande dificuldades em fazer um TOP 5 apenas, sou fã de cinema francês. Ia citar a Amelie, mas a Jenniffer já o fez. Então vou recomendar Delicatessen e Ladrão de Sonhos do mesmo diretor - um universo mágico e um tanto chocante às vezes.

    Além das minhas resenhas no O Que Tem Na Nossa Estante, também tenho um outro blog, o Upperwords, agradeço se puder passar por lá ;)

    http://upperwords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita! Eu respondo por aqui mesmo ou pode deixar o link do seu blog que eu visito você :) Espero que você volte logo! Nanda ;)