[Resenha]: Destino ou Acaso - Hévila Chaves

09 setembro 2015

Sinopse: Quando a destemida e rancorosa Maria Lúcia tinha dezoito anos, algo aconteceu e marcou a vida dele para sempre, fazendo com que seu gênio ficasse cada vez mais difícil. Mal ela sabia que dali para a frente a vida lhe reservaria muitas coincidências, situações engraçadas, outras, complicadas e novos amigos que iriam fazê-la dar valor às coisas mais simples e aprender sobre perdão e compaixão, que ela acha impossível sentir. Mas será que tudo pelo que passou foi obra do destino ou mero acaso? Essa é uma história de amor, amizade, e sobretudo, superação.

Oi meus amores! Quem me acompanha no insta (@trocandodisco) sabe que já faz algumas semanas que eu terminei de ler esse livro, mas eu só consegui escrever essa resenha agora porque só agora eu estou em paz com o final dele (é, podem morrer de curiosidade haha). Esse livro conta a jornada da Maria Lúcia, que não é a de Faroeste Caboclo, mas também tem uma história marcante.


E acima de tudo... É preciso perdoar. Há pessoas que vivem. Outras simplesmente existem.

Maria Lúcia, a Malu, que eu já tô íntima né, tem 18 anos e mora em Parnaíba, uma cidade do litoral do Piauí, ela é jogadora de vôlei e está de férias esperando o resultado do vestibular que ela prestou pra medicina. Ela tem pais atenciosos, um irmão protetor e um melhor amigo maravilhoso, o Fred. O Fred é cantor de sertanejo universitário, mas ele não é aquele mulherengo safado que a gente tá acostumado, ele já sofreu algumas desilusões amorosas e por isso arrasta a Malu pros show dele, fingindo que ela é sua namorada pra fugir do assédio das fã malucas haha. 

Éramos o casal de fachada que movia a mídia da cidade: eu, a jogadora de vôlei, e o Fred, o cantor de sertanejo universitário.

Pausa pra gente admirar Parnaíba:

Foto retirada do site Parnaiba Em Foco





























Até que um dia, na volta pra casa depois de uma festa a vida dela muda drasticamente em um acidente de carro causado por um motorista imprudente (calma que não é spoiler, acontece bem no comecinho - palavras da autora! haha), e ela vai ter que aprender a juntar os pedaços e seguir em frente. Eu acho que todos nós já passamos por estágios de recuperação de algum evento que aconteceu na nossa vida, e cada um de nós lida com eles da sua própria maneira, e é isso que a gente vai acompanhar na história da Malu enquanto ela passa por várias mudanças, começa faculdade, se apaixona, faz novas amizades, etc.

Mas se não fosse pelo passado, o presente não existiria. Isso quer dizer que o que aconteceu pode sim, interferir no que acontece. Ou no que a ainda vai acontecer.

A Malu entrou pro meu top 5 de mocinhas com o maior pavio curto da vida haha. A pequena não segura a língua dela de jeito nenhum, o impulso é mais forte, ela não leva desaforo pra casa, mesmo se ela estiver errada. Aliás, ela é provavelmente aquela pessoa que eu não me daria bem logo de cara, sabe aquela menina que você acha metida e acha que o santo não vai bater? No começo do livro ela é assim, difícil de lidar, mal-humorada, explosiva, mas ela é honesta e tem um coração de ouro que só vai crescendo ao longo da leitura.

Sei que não sou uma pessoa muito fácil de lidar. E tenho um ímã para encrencas.






































Uma das coisas que muita gente me pergunta é porque eu gosto tanto dos livros da Jane Austen e um dos motivos é que as personagens dela sempre aprendem alguma coisa ao longo da narrativa, elas passam por uma trajetória de crescimento pessoal, cometem erros e aprendem que às vezes nem tudo é o que parece. Esse foi o meu aspecto favorito de Destino ou Acaso, no final do livro você está lendo sobre uma Malu melhor ;)

É importante que vocês saibam que esse livro não é um romance new adult, mas ele tem uma história de amor ♥ Essa é uma daquelas narrativas que desenvolve vários personagens além da protagonista, e a Hévila faz você se envolver com todos, e também escolher os seus favoritos hehe, que no meu caso foi Maria Alice, amiga da Malu, porque ela adora ler :D

Eu dei 4 estrelas, mas tá quase mais pra 4,5, há alguns erros ortográficos mas nada que atrapalhe a sua leitura e quanto ao final, eu quis outro logo de cara, mas depois de algumas semanas - sim, esse livro me deu a maior ressaca literária, eu aceitei que esse foi o final certo pra todo mundo :) Destino ou Acaso é uma jornada sobre amor, amizade, perda, redenção, sobre como a gente realmente nunca sabe o que pode acontecer daqui a um minuto, como as coisas podem mudar de uma hora pra outra, sobre cair e levantar, perdão e segundas chances. Super recomendo!


Por experiências próprias, não criar expectativas e deixar que os acontecimentos nos surpreendam é a melhor coisa.



Destino ou Acaso
Autora: Hévila Chaves
Ano: 2015
Nº de Páginas: 318
Idioma: Português 
Editora: LER
Se você quiser adquirir o livro é só clicar aqui, adicionem ele no skoob pra ajudar na divulgação, pra acompanhar as novidades dos próximos livros ou mesmo conversar com a autora, é só seguir ela nas redes sociais, facebook e instagram, ela é um amor e super acessível ;) Em breve vai ter sorteio de um exemplar de Destino ou Acaso aqui então aguardem e fiquem de olho aqui nas redes do blog, beijos!!

P.S.: Hévila, muito obrigada pela confiança e pela oportunidade de conhecer essa história maravilhosa♥

11 comentários:

  1. Adorei a resenha, ainda não conhecia o livro, mas achei uma boa. Ainda não conhecia nenhum livro da autora (se ela tiver outros), mas também gosto de livros que os personagens amadurecem com o tempo, que aprendem alguma lição.

    >> www.mhyllaoficial.tk

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda :)
    Eu que agradeço tamanho carinho, obrigada por sempre estar a disposição para divulgar meu livrinho. Amei a resenha, ficou ótima *.*

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fê!
    Quero ler esse livro! Decidi agora após ler tua resenha. Parece ser bom e eu fiquei curioso. Adorei a protagonista de cara só pelo fato de ser pavio curto! Hahaha... Adoro isso.
    A resenha está ótima mesmo. Acredito que seja uma boa leitura e é bem provável que eu vá adorar também.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fernanda!!

    Motivos que eu tenho para ler esse livro
    1 - Se passa no nordeste.
    2 - Parece divertido, emocionante, romântico e real.
    3 - Os personagens parecem ter personalidades super bem construídas.
    4 - Adorei sua resenha.
    5 - Se passa no nordeste.

    Estou super ansioso para ler ^-^
    Abraços!!

    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. É muito legal encontrar livros que se passam aqui no Brasil. Eu me sinto mais próxima da estória e, dependendo do lugar, consigo imaginar melhor o cenário.
    Gostei da premissa, de cara assim eu leria.

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Também gosto de narrativas em que as personagens sempre aprendem coisas novas em relação ao seu caráter ou à sua personalidade, algo que muda nelas. Não conhecia a obra nem a autora, mas gostei de saber o quanto o livro foi uma boa leitura pra você ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler <3

    Tá linda a resenha Feeh!

    ResponderExcluir
  8. Que lindinha a resenha, Fê *-*
    É tão bom ver uma história assim, nesse estilo fofo, que se passa no Nordeste! Gostei mesmo! Espero que a Hevilla cresça bastante e que o livro alcance muitas pessoas.

    Beijooo!

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Sinceramente, acho a capa desse livro linda e a premissa é super interessante, obviamente eu tenho vontade de ler.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro, apesar de achar que no início da leitura eu teria problemas em desenvolver a história pelo comportamento da personagem principal, eu gostei muito da premissa, e sua resenha me deixou com muita vontade de ler o livro. Gosto muito da temática de superação, muito bom para inspirar.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  11. Oiee
    Que legal, não conhecia o livro, mas parece diferente. O que eu, também, gosto nos livros da Jane Austen é a personagem sempre aprender algo no meio do caminho. Então, acho que posso gostar do livro ;p
    Beijinhos Screepeer
    Screepeer

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita! Eu respondo por aqui mesmo ou pode deixar o link do seu blog que eu visito você :) Espero que você volte logo! Nanda ;)