[Resenha]: O Projeto Rosie - Graeme Simsion

19 agosto 2015

Sinopse: Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontrá-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida, mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.

Oi pessoal! Eu tinha esse livro há anos aqui e nunca tinha tido tempo de ler. Quando a Editora Record divulgou novidades na fanpage sobre a adaptação para as telonas há algumas semanas, eu passei ele na frente da fila de livros e me arrependo de não ter lido logo quando eu comprei, vem conhecer a estória do Don e da Rosie :)

Tenho trinta e nove anos, sou alto, estou em forma e sou inteligente; tenho um status relativamente elevado e uma renda acima da média como professor associado. Segundo a lógica, eu deveria atrair uma ampla variedade de mulheres. No reino animal, eu seria bem-sucedido do ponto de vista reprodutivo.


O professor de genética Don Tillman já tinha desistido de encontrar uma esposa, até que uma amiga fala pra ele que ele seria um ótimo marido pra alguém um dia, e que existe uma pessoa pra todo mundo. Estatisticamente, ele sabe que ela está certa, mas como ele nunca conseguiu chegar até um segundo encontro, ele não acredita logo de cara, até que um belo dia ele chega a uma solução brilhante para o problema da esposa.

Um questionário! Uma solução tão óbvia. Um instrumento cientificamente válido, com propósito definido, que incorpora as melhores práticas atuais para filtrar as mulheres que são perda de tempo, as desorganizadas, (...) as criacionistas, as fumantes, as cientificamente analfabetas e as homeopatas, deixando, do ponto de vista ideal, apenas a parceira perfeita ou, do ponto de vista realista, uma lista mais administrável de candidatas. (...) O Projeto Esposa.

Se você já assistiu a série The Big Bang Theory, a imagem do Sheldon deve vir à sua mente, pelo menos veio na minha haha. Don faz de tudo para viver em um mundo ordenado, as suas aulas são cronometradas, refeições programadas para todos os dias da semana, mesmo alguns minutos não podem ser desperdiçados. E como ele crê em fatos baseados em evidências, ele acredita que postar um questionário em um site de relacionamento é a forma mais eficiente de encontrar uma parceira pra vida toda, ele faz umas perguntas que exigem respostas beeeem exigentes pra chegar até os padrões dele.

Rosie Jarman não é uma parceira em potencial do projeto de Don. Ela é uma bartender que fuma, bebe, tá sempre atrasada, e pra completar é vegetariana, ou seja, ela é praticamente tudo o que Don não quer na sua futura parceira, mesmo que ela seja inteligente, engraçada e linda. Ela está à procura de seu pai biológico, e como Don é especialista em DNA, ele começa a ajudá-la.


Don é charmoso e encantador à sua maneira, nós podemos perceber nele alguns sintomas de síndrome de Asperger e de TOC, mas nada é definido durante a leitura, nós apenas acompanhamos os desafios que ele encontra nas convenções sociais e a sua dificuldade de descobrir se ele é capaz ter sentimentos. Rosie é um das melhores mocinhas de comédia romântica que eu já li, ela é durona, divertida e consciente das suas imperfeições.

Em algum momento no meio da busca pela identidade do pai da Rosie, o projeto esposa do Don se torna o projeto Rosie, provando pra ele que nem sempre aquilo que a gente quer é o que a gente mais precisa. Uma das melhores comédias românticas que eu já, super fofo, recomendo :)

Na nota do autor no final do livro, nós ficamos sabendo que O Projeto Rosie foi escrito para ser um roteiro, porque esse era o objetivo inicial do autor e seus parceiros. Eu voltei um pouco a leitura, e dá pra perceber que o texto tem bem a cara de filme mesmo, tem um super clímax e além de diálogos que realmente acontecem, tem muitos outros que o Don apenas nos conta que aconteceu, como em um roteiro mesmo, aí só depois que eles decidiram transformar tudo em um livro.

A atriz Jennifer Lawrence já foi confirmada para o papel da Rosie na adaptação do livro para as telonas. Richard Linklater, de Boyhood, é o favorito para a direção do filme. Ainda não há notícias sobre quem vai interpretar Don, que a Rosie diz que se parece com Gregory Peck quando ele foi Atticus Finch no filme O Sol é para Todos (1962).





"-Mas não sou muito bom em entender o que as pessoas querem.
-Me diga algo que eu não saiba - disse Rosie, por nenhum motivo óbvio.
Vasculhei minha mente com rapidez em busca de algum fato interessante.
-Ahhh... Os testículos dos zangões e das aranhas-vespas explodem durante o ato sexual."

O Projeto Rosie
Título Original: The Rosie Project
Autor: Graeme Simsion
Ano: 2013
Páginas: 320
Idioma: Português 
Editora: Record

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nanda do céu, juro que não sabia que ia pras telonas e ainda mais com a Jennifer Lawrence! :o
    Também vou passar ele na frente da fila de leitura haha
    Adorei a resenha o/

    Beijos,
    http://guerradealmofada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não sabia do que se tratava esse livro até ver a notícia sobre a adaptação, confesso que me interessei mais por ele por conta disso. Sua resenha me deixou curiosa quanto à essa leitura, gosto de comédias românticas que não são tão bobas assim e essa me parece ser uma ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu tenho certa vontade de ler esse livro, mas falta oportunidade (que vergonha falar isso, já que ele sempre anda por 9,90). Mas confesso que estou inclinada a ler.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ainn eu quero ler <3 eu quero! :)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fê!
    Eu quero ler esse livro agora! *-*
    Confesso que nunca tive uma imensa vontade de fazer a leitura. Não nego. Mas as suas resenhas sempre me animam porque temos gostos parecidos. Acredito que irei curtir a leitura. E espero imensamente que seja uma leitura diferente de "Uma História de Amor e TOC" que não agradou muito (citei porque essas obras, a meu ver, parecem ter um plot similar. Não me pergunte o motivo.)
    Parabéns pela resenha! Maravilhosa como sempre.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita! Eu respondo por aqui mesmo ou pode deixar o link do seu blog que eu visito você :) Espero que você volte logo! Nanda ;)