[Primeiras Impressões]: Dez Coisas que Aprendi Sobre o Amor - Sarah Butler

04 agosto 2015

Sinopse: Por quase 30 anos, quando a brisa de Londres torna-se mais quente, Daniel caminha pelas margens do Tâmisa e senta-se em um banco. Entre as mãos, tem uma folha de papel e um envelope em que escreve apenas um nome, sempre o mesmo. Ele lista também algumas coisas: os desejos e o que gostaria de falar para sua filha, que ele nunca conheceu. Alice tem 30 anos e sente-se mais feliz longe de casa, sob um céu estrelado, rodeada pela imensidão do horizonte, em vez de segura entre quatro paredes. Londres está cheia de memórias de sua mãe que se fora muito cedo, deixando-a com uma família que ela não parece fazer parte. Agora, Alice está de volta porque seu pai está morrendo. Ela só pode dar-lhe um último adeus. Alice e Daniel parecem não ter nada em comum, exceto o amor pelas estrelas, cores e mirtilos. Mas, acima de tudo, o hábito de fazer listas de dez coisas que os tornam tristes ou felizes. O amor está em todas as partes desta história. Suas consequências também. Sejam boas ou más. Até que ponto uma mentira pode ser melhor do que a verdade?

Oi pessoal! Semana passada, eu recebi da Editora Novo Conceito uma amostra de 28 páginas de Dez Coisas Que Aprendi Sobre o Amor da Sarah Butler e agora vim aqui contar as minhas primeiras impressões pra vocês :)

Depois de ler a amostra dá pra contar que é um livro que fala sobre o relacionamento entre pais e filhas, e também posso dizer que conta a história de duas pessoas completamente diferentes.

A Alice acabou de chegar da Mongólia, de onde ela veio correndo depois de ficar sabendo que o seu pai está com câncer no pâncreas. É fácil perceber logo de cara que Alice não se sente parte da própria família, ela teve uma infância bem diferente das duas irmãs mais velhas. O seu nascimento não trouxe felicidade para a família e é como se toda a infelicidade fosse culpa dela. Sua mãe morreu em um acidente de carro há anos, Alice é muito parecida com ela e eu acredito que isso contribuiu para um relacionamento complicado com seu pai.

Em algum lugar também em Londres, um morador de rua de 60 e poucos anos passa os dias procurando por uma filha que ele sonha em conhecer. Tudo o que ele sabe é seu o nome e que ele acha que ela está em Londres. As partes narradas por ele são como um diário, onde ele conversa com a filha ou com alguém que ele perdeu, ainda não decidi...

O problema com as cidades, ao menos com cidades como esta, é que é quase impossível descrevê-las. Não que eu não tente, só que não é nada simples.

Esse livro tem a fama de ser uma ode à cidade de Londres, o que me ganhou sem precisar de mais incentivos, já que eu sou apaixonada por essa cidade ♥

Todo capítulo começa com uma lista de dez coisas de alguma coisa e eu adorei, porque eu amo listas, faço listas toda hora (só esqueço de cumprir a grande maioria :p), e essa é uma forma de contar várias coisas ao leitor de uma forma sutil e incompleta, o que atiça a nossa mente e nos faz pensar em como encaixar esses fatos ao resto das informações que lemos ao longo da narrativa.

O que essas duas pessoas têm em comum?! Eu já desenvolvi algumas hipóteses, da mais óbvia até a algumas mirabolantes. Esse livro é bem fora da minha zona de conforto, mas a escrita da autora prendeu meu interesse na vida dos protagonistas, principalmente no que vai acontecer com Alice e seu pai, e estou bastante curiosa pra saber o final :) 

Dez Coisas Que Aprendi Sobre o Amor
  1. O amor é inevitável;
  2. Ele é mesmo cego (as vezes surdo tbm);
  3. Tira o sono;
  4. Faz com você conheça outros lados de você mesmo, uns você gosta, outros não;
  5. O amor te mostra o que você precisa, e nem sempre é o que você quer;
  6. Te ensina sobre perdão;
  7. O amor é feito de liberdade;
  8. É a melhor forma de começar o seu dia;
  9. Te deixa um idiota, mas...
  10. É sempre a resposta :)
Dez Coisas que Aprendi Sobre o Amor é o livro de estréia da Sarah Butler e é lançamento do mês de agosto da Editora Novo Conceito.

5 comentários:

  1. Nuuss que capa linda esse livro. A historia deve ser melhor ainda. Amei xuxu <3

    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tô achando esse livro a coisa mais fofa!
    As listas estão cada vez mais lindas também. Adorei a sua e concordo com ela!
    A capa dele é tão fofa que já dá vontade de ler só por isso. haha

    Beijo
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fê!
    Eu já vi alguns blogueiros comentando sobre este livro. Parece ser uma boa leitura, embora eu não esteja botando muita fé.
    Gostei de saber sua opinião prévia. Como sempre, você arrasa! :p
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?! Achei seu blog muito interessante. Já segui o blog e o twitter, e curti a fan-page. Sucesso ^-^

    Já vi tantos posts desse livro que fiquei muito curioso para ler ^^
    Abraços do Dan
    •bookdan.blogspot.com
    •facebook.com/leituradan
    •twitter.com/@leitura_dan

    ResponderExcluir
  5. Amei, Nanda! Sua lista é bem sábia . E eu não posso nem imaginar o quanto é indescritível Londres. Ansiando por essa continuação!
    Bjos, Carol.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita! Eu respondo por aqui mesmo ou pode deixar o link do seu blog que eu visito você :) Espero que você volte logo! Nanda ;)