Resenha: Fale! de Laurie Halse Anderson

03 março 2015

Sinopse: “Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir. Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?


Hey, gente! Hoje venho falar sobre o livro Fale! (Speak), um livro que vem encantando diversos leitores ao redor do mundo e que tem ajudado muitas crianças a falarem. O livro que nos conta a história de Melinda e tem a narrativa da mesma para nos contar e revelar sua história, fora adotado pelas mais conceituadas escolas dos EUA, assim como foi escolhido pela Associação Americana de Bibliotecas (ALA) como leitura fundamental. Para quem não sabe em 2004 o livro foi adaptado para as telonas levando o mesmo título do livro e protagonizado por Kristen Stewart, no Brasil o filme levou nome de "O Silêncio de Melinda". Ao longo de sua história, Melinda vem a nos revelar sua fragilidade, carência, a crueldade do ensino médio e a displicência de seus pais.

Eu não tenho ninguém com quem eu possa me sentar.

A história de Melinda é aquele tipo de história que nos faz chorar e principalmente pensar se em algum momento impedimos alguém de falar ou fomos impedidos. Ao mergulharmos na mente de Melinda vemos com sua perspectiva como foi lidar com o ano escolar após a maldita festa e principalmente os danos e mudanças que esta lhe causou. Algumas das mudanças foram sua reclusão, seu medo de falar e sua atuação. Melinda passa atuar para evitar maiores danos, de modo onde seu olhar, seu sorriso e sua fala passam a serem exercidos de maneira a satisfazer aqueles que se encontravam ao seu redor e não a mesma.

Esta cada vez mais difícil de falar. A minha garganta vive ferida, os meus lábios, em carne viva. Quando acordo pela manhã, o maxilar está tão contraído que me dá dor de cabeça.


A cada página e palavra é possível senti-la gritar, morrer aos poucos sem conseguir ser ouvida e principalmente sem se ouvir. Os pais como eu disse anteriormente são totalmente displicentes e não percebem nenhum tipo de mudança comportamental na filha, apenas a queda no rendimento escolar. Os amigos de longos anos se tornam nulos, a melhor amiga Rachell passa a odiá-la e humilhá-la, mas é o professor Freeman em sua aula de artes que dá o primeiro passo para ajudá-la a desabrochar como uma árvore, já que ao longo do ano, assim como o seu tema de trabalho na disciplina árvore, Melinda que terá que se expressar. David Petrakis é outro personagem que também a ajuda a falar, lutar, se expressar e desabrochar.

Quando as pessoas não se expressam, vão morrendo aos poucos. Você ficaria chocada se soubesse quantos adultos estão realmente mortos por dentro, vivendo sem ter ideia de quem são, só esperando que um câncer, um infarto ou um caminhão surja e acabe com eles.

Eu simplesmente amo essa história e amo o fato de saber quantas crianças passaram a se sentir livres para falar, ou melhor, gritar. É tão simples e nítido o como o bullying pode destruir uma criança e principalmente impedi-la de falar sobre aquilo que a destrói ou a destruiu. No inicio do livro, ou melhor, das edições pós dez anos de publicação há um poema que fora feito pela autora com fragmentos de cartas e e-mails que a mesma recebeu de crianças de diversos lugares retratando suas dores e como Melinda e sua história retirou a culpa, o medo e principalmente como as ajudaram a falar. De fato após essa história eu passei a enxergar o bullying e como a consequência de determinados atos podem mudar e destruir a vida de alguém. Esta é uma lição de vida, uma lição que arrebata todo seu coração e ser.

Melinda, sinto muito por você ter vivido toda essa história e dor. Mas agradeço, pois graças a sua história eu passei a enxergar com outros olhos e principalmente, obrigada por plantar em mim o desejo de fazer outras crianças a falarem. Lauren Halsen Anderson, obrigada por escrever essa história e por fazê-la ser o desabrochar e o fim das dores de tantas crianças, pais e famílias.

PS: Se você não tiver como ler esse livro para ontem, corre para o filme e mergulhe em O Silêncio de Melinda! Vou deixar o poster e o trailer pra vocês aqui em baixo ;)



E aí, o que acharam? Deixe aqui em baixo seus comentários e até a próxima, xx

Título: Fale!
Autor: Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina
Ano de publicação: 2013
Número de páginas: 248


8 comentários:

  1. Eu já me apaixonei pelo livro, só em ler a sinopse!! amor demais quando leio um livro que me faça sentir emoções, seja de alegria ou tristeza.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanderléia, fico muito feliz pela seu comentário positivo. Pelo o que disse sei que vai se jogar e se apaixonar com tudo por essa historia.
      Quando ler, deixe seu comentário sobre o que achou aqui porque quero saber como foi sua experiência com a história.
      Obrigada pelo cometário, xoxo

      Excluir
  2. Ameeeeeeei sua resenha, você escreve muito bem Paola, Parabéns! Vou ver o filme e assim que der leio o livro também, me interessou bastante essa história ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha gostado da resenha, você não sabe o quão feliz fico ao ler comentários positivos, principalmente porque estava totalmente insegura ao escrevê-la. Confesso que se eu jamais tivesse visto o filme e depois de um bom tempo lido o livro eu também ficaria dividida entre os dois.
      Espero que você possa me dizer futuramente qual foi sua experiencia com a história de Melinda.
      xoxo

      Excluir
  3. Oii Paola!
    Ainda não conhecia o livro, mas parece ser uma leitura e tanto, ein?
    Gostei muito da resenha e fiquei curiosa para ler! Só não sei se assisto o filme agora ou depois que conseguir ler o livro!
    Ahh, adorei a capa!

    Beijo,
    http://www.pitadadecultura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Gabriela! Sim é uma leitura e tanto, ao menos pra mim foi. Obrigada pelo comentário e fico feliz que você tenha gostado da resenha. Confesso que se não tivesse visto o filme antes e depois lido o livro também ficaria dividida entre os dois. Eu também amo essa capa e depois que você passa a entender a história você começa a entender o significado do título e da capa, isso é incrível.
      Espero que você volte para me dizer o que achou da história, xoxo

      Excluir
  4. Oi, Paola!
    Eu super quero ler esse livro. Já li "Garotas de Vidro" da mesma autora e gostei muito. Ela possui uma escrita muito sensível e que consegue tocar o leitor. Acredito que este livro seja sensacional e quero muito ver o filme agora porque amo a Kristen. <3
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Leandro! Esse livro é incrível, eu vou recomendar a todos que puder sempre e sempre. Sobre "Garotas de Vidro", eu ainda não tive coragem de ler porque sei que vou me envolver e chorar o horrores. A autora é incrível e nos mergulhar nas dores e medos dos personagens de tal forma que você passa a enxergar tudo com novos olhos.
      Eu também amo a Kristen, eu vi esse filme ainda muito nova e não tive maturidade suficiente para entender a gravidade da história, há um tempo atrás o assisti novamente por causa da rainha Kristen e fui capaz de entender do que a história se trata. Quado o livro chegou no Brasil eu simplesmente tinha que ter e ler, e foi uma leitura incrível! Espero que você goste e volte me dizendo a sua experiencia com Melinda.
      xoxo

      Excluir

Muito obrigada pela visita! Eu respondo por aqui mesmo ou pode deixar o link do seu blog que eu visito você :) Espero que você volte logo! Nanda ;)