Filme: Cinquenta Tons de Cinza

06 março 2015

Sinopse: Adaptação para os cinemas do livro de E. L. James, o filme acompanha o intenso relacionamento entre a estudante de literatura Anastasia Steele (Dakota Johnson) e o milionário Christian Grey (Jamie Dornan), uma relação complexa que começa quando Anastasia deve entrevistar Christian para o jornal da faculdade. A partir daí, eles embarcam em um caso de amor e Anastasia não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também os segredos mais obscuros que Grey tenta esconder.
AVISO: Este filme não é recomendado a menores de 16 anos. Alerta cena safadinhas!

Quero começar essa resenha dizendo que: não li o livro Cinquenta Tons de Cinza. Inicialmente, não me senti digna de fazer esta resenha, até por ser para um blog literário e não fazia muito sentido no meu ponto de vista. Porém, a Nanda disse que talvez isso seja um ponto positivo. E, pensando melhor, realmente... Acho que uma pessoa que só viu o filme pode trazer uma visão mais “limpa”, sem comparações. Então, desde já, aviso que tudo que for falado aqui não é tão detalhado como o livro, a minha interpretação e o que eu entendi é exclusivo do filme.




Acredito ser dispensável um resumo da história, então resolvi começar com a crítica. Esse é aquele filme “fale bem ou fale mal, mas fale de mim.”, com sucesso indiscutível. Então querendo ou não, Cinquenta tons de cinza quebrou recordes de bilheteria, encheu as mídias de polêmica e foi falado até depois do dia de sua estreia. Confesso que o motivo de eu ter ido ao cinema foi a curiosidade, fui assistir sem preconceito e de mente aberta e fiz questão de não ler as críticas negativas que rodavam a internet, e no final essas foram as minhas impressões finais:



A trilha sonora foi impecável. Sinceramente, os atores não me agradaram, mas não são dos piores. Senti também que não teve química entre o casal, porém essa é uma opinião pessoal. Aparentemente, as pessoas fizeram uma polêmica desnecessária, o filme não é tão pesado, uma novela das nove mostra mais do que o filme mostrou. Duas observações que eu gostaria de fazer:



1) Gostei muito do personagem do Christian Grey, mas fiquei muito confusa com a sua personalidade: uma pessoa sadomasoquista que tem afeto pela pessoa em questão, isso não faz sentido pra mim. Se ele gosta de bater, não deveria se sentir culpado ao fazer isso; Se ele ama Anastasia, não deveria bater nela. Grey ama Anastasia, apesar de querer fugir disso, e, mesmo assim, puni a moça. Esse foi o maior erro da história e o maior motivo dela fazer tanto sucesso. É um personagem pouco provável de existir na vida real, apesar disso, é compreensível. Quantos personagens não são assim... Improváveis na vida real?



2) Todavia, Grey tem um passado na história que não foi revelado no primeiro filme, acredito que muitas das minhas dúvidas serão respondidas nas continuações. Eu creio que a mulher que abusou dele (sim, abusou) quando ele era mais jovem pode ser um dos motivos dessa personalidade confusa que eu citei anteriormente. O fato dele só ter conhecido aquela “forma de amor”, pode ser a razão desse jeito de tratar seus relacionamentos só como prazer. Percebi que não há afeto da parte dele até Anastasia entrar em sua vida (dormir separado da mulher com quem ele mantém um relacionamento, por exemplo), e esta mostra um novo mundo onde além do prazer, existe uma troca de amor, carinho e companheirismo entre o casal. 





Bem, essa foi a minha opinião. Não achei o filme ruim, só mais um filme comercial americano como muitos por aí. 





Trilha sonora do site do iTunes, você pode ouvir um trecho de cada música ;)

1. “I Put a Spell On You” by Annie Lennox
2. “Undiscovered” by Laura Welsh
3. “Earned It” by The Weeknd
4. “Meet Me In the Middle” by Jessie Ware
5. “Love Me Like You Do” by Ellie Goulding
6. “Haunted (Michael Diamond Remix)” by Beyoncé
7. “Salted Wound” by Sia
8. “Beast of Burden” by The Rolling Stones
9. “I’m On Fire” by AWOLNATION
10. “Crazy In Love (2014 Remix)” by Beyoncé
11. “Witchcraft” by Frank Sinatra
12. “One Last Night” by Vaults
13. “Where You Belong” by The Weeknd
14. “I Know You” by Skylar Grey
15. “Ana and Christian” by Danny Elfman
16. “Did That Hurt?” by Danny Elfman

Cinquenta Tons de Cinza
País: EUA
Gênero: Drama, Romance
Duração:125 min.
Lançamento Nacional:12/02/2015
Distribuidor: Universal Pictures


2 comentários:

  1. A minha opinião sobre o filme foi bem parecida com a sua; não é ruim, mas também não é maravilhoso. Foi legal ver uma crítica por alguém que não leu o livro, sem três quizilhões de comparações entre as histórias. E a trilha sonora foi mesmo arrasadora, uma das coisas que mais gostei ♥

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  2. Ainda não me conformo que 50 Tons virou filme xD hahaha ainda não tive coragem de assistir, mas quem sabe um dia.
    Pelo menos a trilha sonora ficou muito boa! *-* eu adorei hahaha

    Beijos! :*
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita! Eu respondo por aqui mesmo ou pode deixar o link do seu blog que eu visito você :) Espero que você volte logo! Nanda ;)