Anos 80: Filmes by John Hughes

15 março 2015


Oi pessoal! Essa semana - por nenhum motivo especial - eu assisti todos os filmes dos anos 80 que eu tenho no meu HD (sim, eu tinha muitas outras coisas pra fazer, mas vocês me entendem, certo?), e eu resolvi fazer um post com alguns dos meus filmes favoritos dessa década, mas para isso, eu preciso falar um pouquinho de John Hughes :)

Ele foi um grande cineasta americano e é mais conhecido pelo seu trabalho em filmes do gênero adolescente. John Hughes foi diretor, produtor e roteirista de alguns dos filmes de comédia de maior sucesso na década de 80 e no início da década de 90. Dos filmes que eu conheço dele, eu posso falar que o que marca o trabalho dele é simplicidade dos personagens e a inteligência nos roteiros, com frases que ficam na nossa mente :) Eu já havia assistido alguns filmes dele sem saber, mas comecei a prestar mais atenção na genialidade do trabalho dele depois que eu assisti o filme A Mentira (2010), com a Emma Stone, bem nessa parte aqui ó:


Só por um instante, adoraria que minha vida fosse como nos filmes dos anos 80. Mas não, não. John Hughes não dirigiu a minha vida.

Bom, eu não sou cinéfila de carteirinha, então as minhas escolhas são bem sessão da tarde, mas são filmes que vão te deixar com um sorriso no rosto e um coração mais leve no final :)

http://dearfaye.tumblr.com/post/3446993949/i-was-a-teen-in-the-wrong-era-l-heart-these
Imagem retirada do Tumblr


O gênio, o atleta, a louca, a princesa e o marginal. Cada um deles comete uma transgressão e agora eles têm que passar o sábado inteiro na escola e, no final do dia, eles devem entregar aquela famosa redação de 1000 palavras sobre o que eles pensam sobre si mesmos, mesmo com as todas as diferenças entre eles, de alguma forma, eles se tornam o clube dos cinco. Eu enxergo esse filme como um grande roteiro dividido em atos independentes, cada um com um assunto diferente. Faz sentido? Se você já assistiu, acho que você me entende ;) 




A Garota de Rosa-Shocking (1986)


Esse aqui é aquela trama que já é nossa velha conhecida. A mocinha pobre (Andie) se apaixona por um cara rico (Blane) e vice-e-versa, e ela começa a perceber que namorar alguém de uma esfera social diferente não é fácil. Mas o filme é muito mais que isso, acredite. Você também vai se divertir muito com o Duckie, o amigo que está eternamente na friendzone e com a chefe maluca da Andie. O melhor dos clichês ♥





Esse filme é GENIAL! Com certeza você já assistiu ele na Sessão da Tarde, Ferris Bueller (essa figura com os braços pra cima) é o ídolo de uma geração. Perto de terminar o semestre, Ferris acorda e não tá afim de ir pra aula #quemnunca, daí ele arrasta a namorada e o melhor amigo pra aproveitar o dia livre junto com ele. Mas é claro que pra conseguir faltar aula, ele arranja as melhores desculpas de todos os tempos. Ele alerta que o tempo tá passando e a gente tem que aproveitar enquanto pode ;)



Gatinhas e Gatões (1984)


Esse é o meu queridinho! A Sam acaba de completar 16 anos e por causa da bagunça do casamento da sua irmã mais velha, todo mundo na família esquece de seu aniversário! Sam é apaixonada pelo cara mais popular da escola, mas ele nem sabe que ela existe e tem uma namorada linda. Pra completar, tem um maluco que vive perseguindo ela por todos os lugares que ela vai. Ele é a fonte de risadas desse filme e, na minha opinião, a melhor parte ;)



E é isso! Eu sei que tem o John Hughes tem um milhão de outros filmes, mas esses são meus preferidos, e você? Conta pra mim aqui nos comentários ;) Beijos!

11 comentários:

  1. Olá,
    eu amo todos esses filmes. A cena do curtindo a vida adoidado em que o cara aparece no carro alegórico cantando é maravilhosa!
    Eu te daria a dica do meu filme favorito da época Goonie, se eu te contar que vi no cinema você vai me achar muito velha mas então não vou falar. hihihih

    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fê!
    Já ouvi falar deste diretor em outro post e fiquei mega curioso para assistir seus filmes. De todos os filmes citados, apenas assisti "Curtindo a Vida Adoidado" e "A Mentira". Adorei ambos e tenho o primeiro.
    Adoro o tipo de filme que ele desenvolve e acredito que gostarei de cada um que você mencionou no post.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Ah eu me sinto um alien por não ter assistido a nenhum desses filmes! rs Conheço todos, mas nunca tive a oportunidade de ver nenhum, acredita? Mas tenho muita vontade de ver todos, principalmente "Curtindo a vida adoidado" e "A Mentira" (que foi o filme que levou você a todos os outros)! Adorei o post! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ele tem um estilo super característico mesmo, dá até pra reconhecer pelo estilo que o filme é dele. Gatinhas e Gatões achei o mais bizarro, hahahaha. Clube dos Cinco é o meu favorito dele, a idéia passada no filme é genial, tanto que depois do filme já vi tantas cenas imitando, o que acho ótimo, significa que o filme tem um grande fandom. Ainda falto assistir A Garota Rosa-Shocking. Amei o post, como sempre! Haha
    www.anamatosferreira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ooooi,

    Eu adoro esse A Mentira, mas tipo adoro MUITO HAHAHHA.
    Eu lembro dessa parte, acho que a gente assiste muitos filmes sem saber quem é o diretor ou algo assim né?
    Eu gostei muuuuito de assistir O Clube dos Cincos e quero muito assistir novamente porque tava assistindo A Escolha e tem referecia ao filme dai quero assistir novamente *-*

    Gostei de ver os outros filmes, vou atualizar minha lista!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Esse cara é um gênio, já fiz um post parecido no blog com os filmes dele e sou fã incondicional de seu trabalho, o cara arrasa demais! Adorei o post.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Acredita que eu raramente via Sessão da Tarde? Eu acho que era a única criança que não gostava de ver televisão. Infelizmente, nunca vi ou ouvi sobre esses filmes, exceto O Clube dos 5, pois Pitch Perfect cita ele HAHAHAHA.

    Fiquei com vontade de vê-lo agora que você também comentou sobre a obra, mas não devo fazer por agora, pois estou com TANTAS séries e filmes para colocar em dia que não estou com tempo nem de ler direito. Mas anotei todas as dicas e vou ver se também faço uma maratona tipo essa.

    Abraço,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem?
    Confesso que desses filmes só me lembro vagamente de Curtindo a vida adoidado, e pelo que me lembro eu gostei bastante de assistir. Tenho muita vontade de assistir O clube dos 5 também, já ouvi falar dele em alguns lugares, e tenho curiosidade de vê-lo, até porque amo ver filmes.
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa, nem conhecia John Hughes, rs.. Mas dos filmes citados adoro "A Mentira" e "Curtindo a vida adoidado", o restante é muito antigo, deve ser por isso que nem conheço. Parabéns pelo post. Ficou o máximo.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  10. Cacildas, só vi Curtindo a Vida Adoidado. o.O Não sou de prestar atenção ao diretor do filme, na verdade sou bem sem noção alguma da parte técnica do filme (por isso não me arrisco a fazer crítica. rsrsrs). Acho legais esses posts que trazem os bastidores. ;) E quem sabe na próxima parada pro Netflix eu não veja algo do John Hughes?
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Confesso que não presto muita atenção nos diretores, mas me lembro de "Clube dos Cinco" e "Curtindo a Vida Adoidado". Os outros eu não conhecia. Da próxima vez que for procurar algum filme assim irei prestar mais atenção!! HAHAHAHAH Adorei o post! Ficou ótimo!

    Beijos, Rob
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita! Eu respondo por aqui mesmo ou pode deixar o link do seu blog que eu visito você :) Espero que você volte logo! Nanda ;)