Resenha: Fangirl de Rainbow Rowell

27 fevereiro 2015

Sinopse: Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto. Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências. Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?

Oi gente! Hoje eu vim falar de Fangirl ♥ Um livro que eu gostei tanto que eu nem sei direito como começar esse post, eu vou tentar o meu melhor pra escrever uma boa resenha pra vocês. O livro é sobre as primeiras experiências da Cath como caloura na faculdade, mas é muito mais do que você imagina... Tem romance sim, mas também fala de amizade e de família.

Cath é introvertida e se sente extremamente desconfortável com interações sociais, falar e conhecer novas pessoas, mas ela não é tímida (depois eu explico haha). Já a sua irmã gêmea Wren não tem essa dificuldade. Apesar de serem gêmeas idênticas, elas não podiam ser mais diferentes. Cath e Wren estão começando a faculdade e Wren acha que elas precisam morar em quartos diferentes no campus para conhecer novas pessoas. Assim, Cath se vê com uma nova colega de quarto, Reagan. Reagan é popular e também é muito diferente de Cath, ela percebe como Cath é estranha e decide ‘ajudá-la’ sendo amiga dela.

- Tenho pena de você e, por isso, vou ser sua amiga.
-Não quero ser sua amiga - Cath disse o mais severamente possível. - Gosto de não ser sua amiga.
-Eu também - disse Reagan. - Pena que você estragou tudo, sendo tão patética.

Cath é uma escritora muito talentosa. Ela também é possivelmente a maior fã de Simon Snow. Simon Snow é o protagonista de uma das séries de livros mais famosa e aclamada de todos os tempos, e todos os filmes que lançam são sucessos de bilheteria, isso tá lembrando você de uma certa série de bruxos ingleses que alegrou ou ainda alegra a sua infância? Adolescência? Vida? :D Se lembrou, você entende o que Simon Snow representa. Mas Cath é tão envolvida com as personagens que ela tem que dar o destino que elas merecem, então ela escreve fanfics, suas próprias estórias e seus próprios finais.

Ahh antes de conhecer Reagan, ela conhece Levi, o amigo de Reagan fica encantado com Cath, mas da forma mais sutil do mundo. Mesmo ele passando muito tempo no quarto das duas, ela não acha nada demais porque ele é amigável com todos, sempre. Levi é perfeito *-* Ele não é o cara mais lindo do campus, ele não é o mais popular, mas ele é aquele cara que você liga pra conversar, ele é fofo e maravilhoso, tá sempre de bom humor e que vai sempre te fazer rir de qualquer coisa. Ele não é perfeito, mas ele é. 

Agora, de volta à fanfic... Cath tem leitores. E Milhares e milhares de seguidores. Logo no começo, nós percebemos o quanto ela é codependente das fanfics, elas são a sua zona de conforto e ela vai aos poucos percebendo que ela pode se expressar e ela tem que aprender a se aceitar como ela é. Cath é...excêntrica, ela é sarcástica, a maior nerd e totalmente estranha da forma mais cativante possível, e é muito fácil se identificar com os pensamentos dela ;)

Cath começa então a cultivar uma amizade com Levi e Reagan, tenta lidar com sua irmã gêmea se afastando dela, com o fato de estar longe de seu pai, e tenta descobrir se ela pode escrever a sua própria ficção, além da fanfic de Simon Snow. E então a amizade com Levi começa a mudar... 


A relação entre Cath e Levi é gentil e lenta, muuuito lenta. Nós acompanhamos mais uma ligação real do que aquela tensão sexual que a gente tá acostumado sabe? E eu adorei, na minha opinião, essa é a melhor parte, eles passando de conhecidos, para amigos, e se transformando em algo inseparável, é um relacionamento doce, engraçado e confortável (na maior parte das vezes hehe).

-A gente podia fazer vários encontros em casais - disse Cath -, e depois podemos nos casar no mesmo dia, numa cerimônia dupla, com vestidos combinando, e os quatro vão acender uma só vela ao mesmo tempo.
-Pfff - disse Levi -, eu vou escolher meu vestido.

O último livro que me deixou com essa sensação foi Anna e o Beijo Francês da Stephanie Perkins ♥ fiquei apaixonada por todos os personagens. Não tem nada de mais no enredo de Fangirl, a estória se desenvolve na sua delicada simplicidade e na sua forma única de fazer com que você se identifique um pouco com cada personagem. Se você ainda não leu esse livro, eu tô morrendo de inveja, porque eu não posso mais ler ele pela primeira vez de novo. 

Quanto ao final...A Rainbow consegue te deixar satisfeito e frustrado ao mesmo tempo, você tem um final mas não tem, as coisas estão finalizadas, mas não tem um clímax, ela te deixa imaginando muitas outras coisas, parecia que a estória ainda estava em movimento, mesmo após a última página. Como se ela ainda continuasse... como a fanfic de Cath :)

- Felizes para sempre, ou mesmo juntos para sempre, não é boboca - Wren disse. - é a coisa mais nobre, tipo, mais corajosa, que duas pessoas podem almejar.


Título: Fangirl
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Ano de publicação: 2014
Número de páginas: 424

12 comentários:

  1. Fêeeeeeee!!!!!
    Amei a sua resenha! Está perfeita!
    Esse livro é muito amorzinho ♥ Fica quase impossível não torcer por eles. Esse foi o primeiro que li da Rainbow e mal posso esperar para ler os outros *-*
    Também fiquei da mesma forma quando livro "Anna e o Beijo Francês", eu queria arrancar os personagens das páginas e trazer para a vida real a qualquer custo! É um dos meus livros favoritos! ♥♥♥

    Bjs,
    Fernanda
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha... fiquei bastante interessada neste livro *-*
    Adoro mocinhas meio nerd, e mais ainda se envolve literatura... quem não é fã de alguma série, ou livro???
    Parabéns

    Beijos
    Tamires Bourbon
    clubedolivrope.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fernanda! Tudo bem?
    AIMEUDEUS! Poxinha, gostei tanto da sua resenha! Parabéns, guria! É a primeira que eu realmente paro para ler (sempre vejo nos blogs, mas nunca parei para reparar de fato e comentar) uma resenha desse livro e não sabia que era tão fofo assim. Vai já pra lista!

    PS: Também amei Anna e o Beijo Francês! AHHHHHH!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olááá
    Estou loooouca para ler o livro e na verdade, já o tenho, gostei muito da sua resenha, que bom que curtiu também, espero adorar.

    Beijos
    Reality Of Books

    ResponderExcluir
  5. OOoi,

    Eu acho que essa é a primeira resenha extremamente positiva que li para essa obra.
    Ainda não conheci a escrita da Rainbow mas morro de vontade, gostei de saber sobre o relacionamento e da forma como foi trabalhado isso, legal poder sentir junto da personagem, gostei.
    Já estava na lista, agora vai furar a fila <3
    Parabéns pela resenha

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Awesome post! Love the article :)

    http://ovationspas.com

    ResponderExcluir
  7. Esse é o livro da autora que eu estava menos interessada para ler, uma porque eu sabia apenas que a protagonista escrevia fanfics e outra porque só vi resenhas puxando para o lado ruim. Mas depois que eu li a sua resenha, que aliás está muito boa, pensei de outra maneira, e pode ser que eu leia um dia
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Conseguiu!! Passou todas as sensações que o livro nos passa, fez uma resenha fofa e resumiu o meu sentimento. Eu também queria poder ler de novo pela primeira vez. Quando terminei de ler, fiquei morrendo de vontade de começar a ler de novo, sabe? Fangirl se tornou um daqueles livros que eu sei que vai me reconfortar quando eu quiser ler alguma coisa que faz eu me sentir em casa. Tipo o que eu sinto quando leio Harry Potter.

    Beeijo,
    http://www.pitadadecultura.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas adorei saber que a protagonista é nerd, pois é difícil encontramos livros assim.
    Você conseguiu me passar tudo que sentiu lendo a história, me fazendo querer comprar o livro.
    Parabéns pela bela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Aaaaain, eu odeio (e amo) essas resenhas que me deixam com a maior vontade de ler o livro! Você falou tão bem do enredo, do relacionamento lento, da ligação deles, dos personagens cativantes, que eu estou morrendo agora pra ler esse livro! Confesso que não tinha a menor vontade de ler (apesar de querer comprar só pela capa) mas depois da tua resenha o livro já está na lista de desejados!
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  11. AAAAAAAAAAAAH QUE LINDO!
    Comprei ele na Black Friday e nosssssssa, fiquei muito curioso depois da sua resenha, sério!
    Quero ler agora :o
    Parece ser demais!
    Parabéns pelo post;
    Beijos
    http://umsonholiterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parece ser tão amorzinho. ♥
    Eu li só o Eleanor & Park, e amei totalmente a escrita da Rainbow. Tenho esse no kindle, mas quero comprar o físico, porque as capas são lindas também.
    Adorei a sua resenha, ficou ótima!

    Beijos ♥
    Livros e blablablá - http://www.livroseblablabla.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita! Eu respondo por aqui mesmo ou pode deixar o link do seu blog que eu visito você :) Espero que você volte logo! Nanda ;)