Top 10: Romances Epistolares

23 janeiro 2015


Um romance epistolar é um livro escrito com uma série de documentos. A forma padrão é através de cartas, apesar de entradas de diário, recortes de jornais e outros documentos também serem usados às vezes. Recentemente, documentos eletrônicos, tais como gravações e rádio, e todo tipo de mídia social como blogs, e-mails e até tweets também têm entrado em uso. Eu já li alguns livros escritos dessa forma e eu particularmente gosto muito, embora eu sinta um pouco de falta da ação ;) 

Eu fiz esse Top 10 (não está na ordem!) e resolvi compartilhar com vocês, vem ver!

1) As Vantagens de Ser Invisível de Stephen Chbosky

As Vantagens de Ser Invisível é narrado pelo  Charlie, um menino de 15 anos, que escreve para um amigo anônimo sobre as mudanças na sua vida. Durante a leitura, vai ficando claro que o Charlie pode estar, de fato, escrevendo pra você, caro leitor ;) Ele é extremamente ingênuo, imaturo e meio esquisito, mas é super doce. Ele finalmente começa a participar mais de tudo o que acontece ao seu redor quando conhece o Patrick e a Sam, que mesmo sendo 3 anos mais velhos, são super legais com ele e o acolhem em seu círculo de amizade. Nós acompanhamos novas descobertas com ele: amizade, preconceito, drogas, homossexualidade, amores da adolescência, enfim, assuntos tratados sem um olho julgador, sem opiniões, e é aí que está a beleza desse livro.

"A gente aceita o amor que acha que merece." - Bill, página 35 

2) Coleção Garoto da Meg Cabot


Eu adoro essa coleção da tia Meg, são 3 chick-lits maravilhosos e leituras super envolventes, engraçadas e românticas. Cada livro conta a estória de um casal, e é tudo contado através de troca de e-mails, mensagens instantâneas (o nosso falecido MSN), diários das mocinhas e palm tops dos mocinhos (se você tem menos de 16 anos, talvez você não saiba o que é isso haha). O ponto de ligação entre as personagens é o The New York Journal, a maioria deles trabalha lá e você vai morrer de rir com as fofocas de local de trabalho e se identificar com muitas das personagens. O meu favorito dos três é Todo Garoto Tem e é de lá que eu tirei o quote ;)

"Cal: Vamos lá. Me dê uma chance de provar a você que eu tenho.
Jane: Tem o quê?
Cal: Coração" Página 349 

3) Simplesmente Acontece da Cecelia Ahern

Simplesmente Acontece é um romance narrado através de e-mails, cartas, e mensagens de texto trocados entre Rosie e Alex. Os melhores amigos de infância se separam quando Alex deixa a Irlanda para ir pra faculdade em Boston e Rosie deve continuar em casa depois de um evento inesperado que muda os seus planos. Apesar de tudo, eles nunca perdem o contato com o outro ao longo dos anos. O livro foi recentemente transformado em um filme estrelado por Lily Collins e Sam Claflin, que chegará aos cinemas dia 5 de março e vai ter resenha aquiiiiii! Ao mesmo tempo que esse livro é super fofo, ele também te parte o coração, é um livro lindo e super recomendado! 

''Não temos muitas certezas na vida, mas de uma coisa tenho certeza: você tem que lidar com as consequências dos seus atos. Tem que seguir adiante, levar certas coisas até o final.'' 

4) Twittanto o Amor da Teresa Medeiros

Ok, ele não é todo em tweets, 75% dele é, então tá valendo! A Abby é escritora e está com um bloqueio desde que o seu primeiro romance começou a fazer um enorme sucesso. Ela está sentindo a pressão aumentar e em vez de tentar escrever, ela cria uma conta no Twitter para descobrir porque o microblog faz tanto sucesso. A primeira pessoa a tuitar para ela é Mark, e Mark é muito mais interessante - e inspirador - do que qualquer outra coisa Abby teve contato recente. Eles começam aquele flerte divertido, eles tem "encontros" via Twitter e conversam até tarde da noite com mensagens diretas. Mas Mark tem um segredo que ele está escondendo de Abby, e Abby tem alguns dos seus próprios problemas para enfrentar. Será que eles vão superar seus medos e finalmente se conhecer? Gente, os tweets são hilários, muita coisa é relacionada ao mundo geek de filmes e séries, e é tudo muito charmoso e romântico ;) Dá pra ler em um dia! 

"Abby_Donovan: A Wiloow Tum-Tum está sentadinha bem aqui no meu colo, ronronando e me olhando com veneração.
MarkBaynard: Eu fazia isso com a minha esposa até que ela pediu uma ordem judicial de afastamento."

5) @mor e Emmi e Leo: A Sétima Onda de Daniel Glattauer

@mor começa por acaso: Emmi queria cancelar a assinatura de uma revista e para isso manda um email, por causa de uma letra errada, quem recebe o email é o Leo. Leo responde, e a Emmi escreve de volta. E assim eles vão trocando emails e vão sentindo uma grande atração um pelo outro. Só tem um problema: Emmi é casada (mas não é feliz), e mesmo assim parece que é só uma questão de tempo até eles se conhecerem. Gente, esse aqui é aquele livro que eu não sei até hoje descrever o que eu acho dele, eu detestei a Emmi, não concordei com muita coisa e em qualquer outro livro, eu já teria largado, mas por algum motivo eu não consegui desgrudar os olhos das páginas, eu TINHA que saber o que ia acontecer, a narrativa do Daniel é boa a esse ponto. Apesar do tema parecer tenso, o livro tem partes engraçadas, tem um passo rápido, é MUITO envolvente e cheio de reviravoltas. Eu ainda não li a continuação, mas eu vou ter que ler, eu tenho que saber... haha 

"Escrever é como beijar, só que sem os lábios. Escrever é beijar com a cabeça. Emmi, Emmi, Emmi." Léo 

6) O Diário de Bridget Jones de Helen Fielding

Vocês já estão familiarizados com a Bridget do filme né? Bom, como já não é nenhuma novidade, o livro é melhor que o filme hehe (pelo menos pra mim!). O Diário de Bridget Jones é considerado a mãe (ou o pai) dos chick-lits e é sobre uma mulher moderna lutando contra a balança, com o romance (ou a falta dele) na vida dela, e outros problemas femininos do dia-a-dia. O livro é escrito sob a forma de entradas de diário, e é muuuito engraçado, tem o Mark Darcy ♥ Bridget é uma personagem simpática (bem mais que no filme) e acima de tudo real, que parece ser uma das suas melhores amigas até a última página.

"É uma verdade universalmente reconhecida que, quando uma parte da sua vida começa a ir bem, outra cai espetacularmente em pedaços." 

7) Querida Sue de Jessica Brockmole

Esse aqui foi indicação da minha amiga Joyce, ela amou e deu 5 estrelinhas! Ele é um romance epistolar na sua forma mais tradicional, por cartas :) Olha a resenha dela: (...) A história é contada por cartas em duas épocas de guerra: 1912 e 1940. Os capítulos são as cartas de Elspeth Dunn e David Graham a partir de 1912 e de Margareth, filha de Elspeth, e Paul em 1940. A narrativa não é confusa e o incrível é que conhecemos a fundo os personagens por mostrarem o que sentem pelas suas cartas. Tendo as duas guerras como pano de fundo, a trama ficou muito sensível e forte ao mesmo tempo. Elspeth é uma poetisa de 24 anos, moradora da Ilha de Skye, na Escócia. Ela tem uma vida simples e longe das badalações por ter medo de andar de barco. Um dia, ela recebe sua primeira carta de um fã e fica muito animada. David é um jovem universitário americano e eles passam a trocar correspondências contando seus segredos, sonhos e hobbies por vários anos até que o sentimento de amizade se transforma em amor. David passa a chamar Elspeth de Sue nas cartas. (...) Querem ler o resto? Clique aqui.

"Não sei quais serão as opções ao nosso alcance no futuro. Mas precisamos nos preocupar com isso agora? O mundo já tem preocupações suficientes, sem acrescentarmos mais um fio ao emaranhado. Concentre-se apenas em ficar fora do caminho das granadas e das balas, e eu me concentrarei em escrever para você e amá-lo mais a cada dia. Sua, Sue." pág 115 

8) Carta de Amor aos Mortos de Ava Dellaira

O que começa como um trabalho da aula de gramática se transforma em muito mais para Laurel. Ela tinha que escrever uma carta para uma pessoa morta, mas ela acaba escrevendo cartas para um monte de pessoas mortas. Ela começa com Kurt Cobain, porque a sua irmã May gostava muito dele e ambos morreram muito jovens. Mas daí ela escreveu pra outras pessoas como Janis Joplin, Amy Winehouse e Heath Ledger. Enquanto ela vai escrevendo, ela começa a deixar escapar todos os segredos que ela guardava há muito tempo sobre a noite em que a sua irmã May morreu e não havia contado para ninguém. Ai gente, infelizmente esse livro não funcionou pra mim, a premissa é boa, a capa é linda, mas eu achei chato, longo e arrastado :/ Esse é um dos riscos de se escolher esse gênero... mas o livro tem um quê de As Vantagens de Ser Invisível, e quem sabe vocês não gostam né? Nem todo autor é para todo leitor, certo? 

"Eu acho que um monte de gente quer ser alguém, mas estamos com medo de que, se nós tentarmos, nós não vamos ser tão bons quanto todos imaginam que poderíamos ser." 

9) O Diário da Princesa

Se você assistiu aos filmes, mas nunca leu os livros, por favor, dê uma chance pra essa série, porque ela é muito amor ♥ O pai de Mia, também conhecido como o Príncipe de Genovia, está realmente vivo em todos os 10 livros, e a avó genoviana de Mia é, definitivamente, nada doce e amorosa como Julie Andrews: ela fuma e bebe Sidecars enquanto ela grita ordens a Mia durante as aulas de princesa, e tem delineador tatuado em suas pálpebras "para que ela não tenha que perder tempo com maquiagem quando ela poderia estar, você sabe, aterrorizando as pessoas." Todos os livros são contados principalmente por meio do diário de Mia, embora eles também incluam mensagens instantâneas, notas de aula, e infinitas referências a cultura pop. Independentemente da sua idade, eu recomendo ;) 

"Quando a nossa própria mãe acha que é esquisito que o rapaz mais bonito e mais popular da escola convide a filha para um baile, sabemos que há algum problema."  

10) Anexos de Rainbow Rainwell

Eu comprei esse livro na Saraiva ontem! Promoção de R$16,90 :) Eu tô lendo ele em inglês atualmente, tô adorando e posso falar um pouco dele. Anexos é só parcialmente escrito em emails (mas também tá valendo hehe) trocados entre a Beth e a Jennifer, que são melhores amigas e trabalham no mesmo jornal. Só que os emails não são todos sobre trabalho, eles são sobre relacionamentos/quase gravidez/o novo cara bonito que chegou no escritório/etc etc. Lincoln também é funcionário desse mesmo jornal, só que a função dele é monitorar aqueles emails com conteúdo inapropriado, já viu né? :p Ele começa a ler os emails de Beth e Jennifer e começa a se apaixonar pela Beth. Essas duas são muito engraçadas e o Lincoln é muito fofo. Tudo se passa em 1999/2000, naquela época do assustador boom do milênio, estou adorando até agora, quando terminar eu faço resenha e vocês vão ficar sabendo se eu mudei de opinião ;)

"Toda mulher quer um homem que vai se apaixonar tanto com a sua a alma quanto com o seu corpo." 

O que vocês acharam? Espero que tenham gostado do meu Top 10 ;) E vocês? Gostam de livros assim? Lembram de mais algum que eu não falei aqui? Contem pra mim aqui nos comentários ;) Beijos!

13 comentários:

  1. Oi Fernanda!
    Vejo todo mundo falar tão bem de "As Vantagens de Ser Invisível", mas assisti o filme e não curti. Isso acabou me desanimando a ler o livro.
    Gosto da premissa de "Cartas de amor aos mortos". Embora a maioria dos leitores pareça ter amado o livro, você não é a primeira que vejo dizer que não gostou. Ainda não tive oportunidade de conferir para ter a minha opinião, mas pretendo.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu top 10. Único livro que li assim foi Esposa 22, que é através de e-mails. Tenho @mor aqui, mas ainda não o li!
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. As Vantagens de Ser Invisível eu vi o filme antes de saber que tinha livro, daí agora fico enrolando para ler porque, vamos combinar, a graça não é mais a mesma.

    A coleção Garoto é uma das minhas favoritas da Meg também. Eu tinha todos os livros, mas comprei na época em que ainda não dava muita bola pra isso e as capas foram completamente destruídas pelo tempo. Agora nem sei mais onde eles estão, vou ter que comprar tudo de novo (insira lágrimas aqui).

    Simplesmente Acontece, Twittanto o Amor, Querida Sue e Carta de Amor aos Mortos eu já tinha lido algumas resenhas e estou doida para ler, haha. Principalmente Simplesmente Acontece, tenho que ler antes que saia o filme!

    @mor e Emmi e Leo eu nunca tinha ouvido falar e não sei se leria, porque, se tem algo que consegue me irritar em um livro, é protagonista fazendo burrada. Ainda mais com essa de "estou infeliz no relacionamento e não tenho coragem de sair". Argh.

    O Diário de Bridget Jones é um amor, muito melhor do que o filme, mas agora saiu aquela continuação que... bem, acho nem tenho palavras para ela. Ainda nem tive coragem de ler, porque só a sinopse já me faz querer dar uns tapas na autora.

    Eu tenho um caso de amor e ódio com O Diário da Princesa. Adoro os primeiros livros, mas depois vira enrolação e só fica bom de novo no penúltimo da série. E quando eu li pela primeira adorei a Mia, mas hoje em dia acabo achando ela meio irritante com algumas coisas.

    Anexos eu terminei de ler a pouco tempo e amei 100%, espero que você goste do final também ♥

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  4. Dessa lista, eu só li As Vantagens de Ser Invisível e Querida Sue. E amei muuuito os dois!
    Queria ler da tua lista O Diário de Bridget Jones, e Simplesmente Acontece.
    Eu curto muito romances epistolares. Cartas são uma maneira muito bonita de apresentar uma história, ainda mais pq hoje em dia é difícil receber uma carta em si. O correio só serve pra encomendas e contas :(
    Cartas são uma delícia de ler, muito mais sentimentais que os emails, wpps, sms, e tweets que recebemos.
    Gostei bastante!
    www.expressodenarnia.com

    ResponderExcluir
  5. É uma categoria bem interessante essa. Nunca li As Vantagens de Ser Invisível, tenho muita vontade pela leitura, principalmente depois de ter amado o filme. Vejo tantos comentários ótimos sobre @mor e Emmi e Leo que tenho certa vontade de conhecer a história, assim como O Diário de Bridget Jones, que comecei a ler em um daqueles bares que emprestam livros, mas como eu estava com amigos e bebendo, só comecei a leitura mesmo hahaha
    Gostei muito das dicas de leitura, desse eu só li O Diário da Princesa, adorei, achei bem divertido!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fê!
    Adorei o post (como sempre <3)!
    Eu não curto muito romances epistolares. Sério, acho-os cansativos e sempre não consigo me conectar completamente com as personagens. Já li a maioria dos que você citou. Ainda quero ler o da Bridget Jones e "Cartas de Amor para os Mortos".
    "Twittando o Amor" eu tenho aqui, mas ainda não o li. Como você falou que ele é 75%, vou dar uma chance. Hahaha...
    Até hoje não consegui concluir a leitura de "@mor". Achei muito ruim. KKKKK...
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Oie Fê
    eu amo romances epistolares, tanto que a maioria que leio se torna meu favorito: como @mor, Precisamos falar sobre o Kevin, Querida Sue, As vantagens de ser invisível.
    Amei o post, e quero ler Anexos.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga,
    Que honra ter um trecho da minha resenha aqui <3. Obrigada!!!!
    Fiquei curiosa para ler anexos. A premissa é ótima.
    Estou lendo Simplesmente Acontece e adorei Twittando o amor.
    Adoro livros com essa temática.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Fernanda! Eu já li dessa lista "Simplesmente Acontece" (que é meu livro favorito *-*), "As Vantagens de Ser Invisível" (que ODIEI) e a série "O Diário da Princesa" (que eu adoro, muito fofa!), ou seja, apesar de gostar desse tipo de romance nem todos funcionam pra mim hahahaha Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Já leu a trilogia Griffin & Sabine? Fantástica!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou APAIXONADA por livros com romance epistolar... Quando li sua dica aqui, já corri para a estante virtual e comprei esse romance! kkkkk... =)

      Excluir
  11. Não sabia que O Diário da Princesa era escrito em formato de diário!! Tenho a coleção inteira, mas ainda não parei para ler!! Vou fazer isso logo. Sou apaixonada por romance epistolar!! Li um que amei... Se quiser a dica - http://fernandabelem.com.br/a-sociedade-literaria-e-a-torta-de-casca-de-batata/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita! Eu respondo por aqui mesmo ou pode deixar o link do seu blog que eu visito você :) Espero que você volte logo! Nanda ;)