Trilogia: Saga Encantadas

11 dezembro 2014













Oi geeeeeente! Sumi né? Concursos sugando meu sangue! Mas tô de volta, e como prometido no último post, vim falar dessa trilogia. Toda vez que eu começava a fazer a resenha de Veneno, eu travava. Não por não saber o que dizer, mas por medo de dar spoiler, porque essa é uma trilogia com muitas reviravoltas e como eu não quero tropeçar em nenhuma delas eu resolvi rapidinho de cada livro de uma forma mais superficial e ainda assim dar a minha opinião :)

Essa saga foi muito ligada à série de TV Once Upon a Time na época da divulgação e eu acho que embora elas tenham os clássicos em comum, essa é a única semelhança. A saga Encantadas trilha por uns caminhos beeeem diferentes, passa pelos contos dos irmãos Grimm e faz você enxergar aqueeeelas fitas verdes da Disney (olha o nível da minha velhice haha) com novos olhos, eu não recomendo para crianças, pois além dessas mudanças a saga tem conteúdo adulto. Sim! Os livros tem partes safadinhas então não se deixe enganar pelas capas (que são lindas) e acabe comprando o box de presente de natal pro seu filho (a) de 12 anos.

#1 Veneno
Veneno me lembrou um pouco o começo de Branca de Neve e o Caçador, aquele filme com a Charlize Theron, meio sombrio, e me ganhou na curiosidade com as reviravoltas. Aqui a rainha, Lilith, é só 4 anos mais velha que a Branca de Neve. Lilith, além de ter magia como recurso, sabe como manipular o rei, sabe como manter as aparências com a sua atitude e como a corte funciona. Quando o rei vai pra guerra, ela assume o castelo. A Branca de Neve é jovem, bonita, alegre, não gosta de ser controlada e é inconsciente de como o seu jeito afeta as outras pessoas. A rainha sente inveja da sua liberdade e da adoração que as pessoas sentem por ela, decidindo assim que ela deve se casar e ir embora do castelo. Assim, Branca de Neve tem os seus passeios restringidos, deve aprender a etiqueta da corte e como se vestir de forma apropriada. Nada disso dá certo, Branca não está afim de se casar, Lilith decide então que ela deve morrer, claro, seria a minha segunda opção também! #sqn Para tanto, ela pede ajuda do caçador (que só me lembrou o Thor *-*), e ele ajuda, mas de uma forma não muito convencional hehe, depois daí a gente já sabe o que acontece... ou não! Tem uma maçã, tem um príncipe (mais ou meeeenos), tem anões, tem o famoso beijo, tem até João e Maria, mas o que a gente tem que lembrar é que nem tudo é o que parece...

Esse foi o primeiro que eu li, a autora explicou que Veneno é a história do meio e que Feitiço nos leva a Veneno, que por sua vez nos leva a Poder, só que a autora diz que Veneno é o começo natural da narrativa, eu explico mais no final ;) Feitiço nos leva a outro reino, e nós encontramos a Cinderela, a sua madrasta e as meia-irmãs, e elas são diferentes do que a gente conhece, a Cinderela no início é um pé no saco. Ela é apaixonada pelo Príncipe e o seu maior sonho é se casar com ele e ir morar no castelo. Finalmente, o baile é anunciado, mas ela não pode ir. Como a gente sabe, ela tem uma mãozinha da fada madrinha, e ela vai! A parte mais legal desse livro é como a narrativa reflete de forma mais precisa a sociedade atual, as mulheres principalmente, elas são retratadas de forma mais realista, elas não têm um caráter preto ou branco, elas têm todo o arco-íris de emoções e personalidades, elas podem ser ao mesmo tempo bonitas e feias, corajosas e covardes, boas e extremamente cruéis. No final eu gostei de todo mundo, quer dizer, quase, e tem muita coisa se encaixando aqui, nós vemos Lilith, Branca e o caçador Thor (que se deu beeem) de novo... Além de umas pontas soltas que nos levam direto ao último volume da trilogia, acho que se teve uma moral, definitivamente foi: cuidado com o que você deseja...

Todos os livros têm várias coisas acontecendo em torno de um clássico como centro, passamos pela Branca, pela Cinderela, Poder nos leva à Bela Adormecida e mais um clássico que é spoiler. Ao mesmo tempo que esse é o último livro, ele é um flashback, o passado que faz com que o resto se encaixe. Um príncipe bonito super mimado é enviado pelo seu pai para desbravar um reino perdido para quem sabe provar que ele é capaz de governar o seu próprio reino um dia. Mas ele não pode ir sozinho né? Ele leva um guarda-costas, o nosso amigo quebra-galho Thor Caçador, também conhecido como pau pra toda obra hehe, e também conta com a ajuda da jovem Petra (a chapeuzinho vermelho hehe), e eles encontram um reino cercado de uma mata densa e de magia, atravessam tudo isso para ir ao encontro de uma maldição, que a gente já sabe que envolve uma bela moça em sono profundo...Eu gostei do livro, mas também esperava mais informações, queria que algumas coisas fossem mais explicadas, eu acho que eu senti falta de um clique de final de trilogia. Vocês devem ter percebido que em cada resenha eu parei em partes que a gente já conhece né? Deve ser porque alguma coisa diferente acontece depois...

No final de Poder, tem uma entrevista com a autora onde ela explica que ela escreveu os livros de tal forma que onde quer que eu o leitor começasse, seria possível estabelecer níveis diferentes de simpatia pelos personagens e que não tem ordem certa pra ler, eu acho que ela foi super bem sucedida com esse objetivo, eu gosto de alguns personagens que outros leitores que leram a série na ordem detestam, e vice-e-versa, mas para que você não estrague muitas reviravoltas, você definitivamente deve deixar Poder por último. 

Eu super recomendo a saga, 4 estrelinhas, os livros são curtinhos, você pode ler num final de semana prolongado. Muita gente se decepcionou com esses livros, e quando eu li algumas resenhas eu percebi que tinha muita gente esperando encontrar adaptações fiéis dos clássicos, a minha dica para quem quer se aventurar pelo mundo encantado da Sarah Pinborough é: mantenha a mente aberta para novas aventuras e saiba que a única coisa que você já conhece aqui são as personagens, algumas vão te surpreender e outras vão te decepcionar, igualzinho na vida real ;) Esqueça os esteriótipos, mocinhos e vilões e dê uma chance para saga, eu posso dizer com certeza que você vai se surpreender. 

9 comentários:

  1. Oi Fernanda, esta é uma série que tem chamado minha atenção. Além das capas bonitas, o enredo misturando o conto de fadas com um toque mais moderno deixam os livros ainda mais atraentes.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. sahushau...eu raxei com o nível da sua velhice, bate aqui o/
    Eu tenho apenas o primeiro livro, espero ganhar o box qualquer hora ou quem sabe comprar em uma promoção que valha muito a pena ... kkkkkk ... olha eu querendo detonar o cartão de novo...hsuahsuahsuahs.

    xoxo
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  3. Olá! Quase comprei essa saga há um tempo atrás na promoção que teve no submarino, mas acabei desistindo e agora me arrependi hahaha Mas numa próxima oportunidade pretendo adquiri-los, parecem realmente ótimos!
    Esses livros mais curtinhos são bons para ler entre livros mais densos né.
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Amigaaaaaaa
    Fantástica sua postagem.
    Gostei bastante da série, principalmente de Feitiço. Adorei as reviravoltas e os personagens super diferentes daqueles que conhecemos da Disney.
    Também senti falta de um fechamento no último livro, mas no geral foram ótimas leituras.
    bjs

    http://www.entrepaginasesonhos.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Concurso suga a gente né rs
    amei a consideração sobre a saga no início kkkkk
    Eu tenho vontade de ler, mas não é nada tão urgente, então vou postergar a leitura pro ano que vem.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  7. Ja comprei o box, que é lindãããããão, mas eu ainda não li.
    Tenho tantos livros na fila que esses não chegaram ainda.
    Não sabia que tinham sido ligados à Once Upon a Time.
    :)

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu estou louca pra ler esta série. Até comprei os livros... tem tantos na fila, mas tua resenha só aumentou minha curiosidade!!
    ;)

    ResponderExcluir
  9. Partiu comprar essa saga... kkkkk
    Muito bom Fernanda, na verdade eu amo as adaptações dos contos de fadas para uma versão diferenciada. Vou ler, gostei muito da resenha. ;)

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita! Eu respondo por aqui mesmo ou pode deixar o link do seu blog que eu visito você :) Espero que você volte logo! Nanda ;)