Filme: Garota Exemplar

05 outubro 2014


Oi gente! Todo mundo votou direitinho? Espero que ninguém tenha tido nenhum contratempo ;) 

Vocês já leram Garota Exemplar? Não? Tá esperando o que? :p Eu resenhei esse livro ano passado (aqui) e quando eu fiquei sabendo da adaptação para as telonas, fiquei super ansiosa! O filme foi lançando dia 2 (quinta-feira) aqui no Brasil e eu fiquei triste porque eu não tinha visto em cartaz aqui na minha cidade. Porééééém, na sexta-feira ele estreou aqui e ontem mesmo eu fui assistir e eu amei \o/

Se você ainda não leu o livro, nada tema, eu não vou dar spoiler de nada aqui ok? ;) O thriller narra o súbito desaparecimento de Amy Dunne (Rosamund Pike) de sua bela casa no Missouri na manhã do seu 5º aniversário de casamento com Nick Dunne (Ben Affleck). Quando criança, Amy inspirou uma série de livros infantis super populares, Amazing Amy, escritos por seus pais.
E é por esse motivo que o seu desaparecimento se transforma em um enorme circo da mídia. Os holofotes são voltados para Nick e sua família e os pais de Amy. Como em todo bom seriado de investigação criminal, o marido sempre é o primeiro suspeito, e aqui não é diferente, principalmente depois que Nick chega a dar um sorriso na primeira conferência com a imprensa.

O comportamento de Nick é estranho, ele não parece demonstrar genuína preocupação com o sumiço da esposa e fica muito claro desde o início que ele tem segredos. Sangue é encontrado na casa, será que isso é indicativo de que ele é culpado? Será que ele é sincero quando fala que foi outra pessoa? O suspense só aumenta...

O filme, assim como o livro, alterna de narrador, Amy ou Nick, e alterna entre o passado e o presente. Para que nós possamos entender a trama, nós precisamos dos dois lados dessa estória desde o primeiro encontro do casal, e quando o bicho da curiosidade te morde, você fica fascinado pelo mistério trapaceiro e complicado e só desgruda os olhos da tela no final mesmo, que por sinal ainda é um dos finais que mesmo depois de um ano ainda me deixa chocada.
Ben Affleck e Rosamund Pike estão impecáveis como os Dunne. Eu só lembro da Rosamund em Orgulho e Preconceito, (2005) e acho que esse foi aquele grande papel que marca a carreira de um ator/atriz pra ela. Eu amei a Margo, irmã gêmea do Nick, ela é a personagem que vocaliza todos os meus pensamentos nessa confusão toda, mas o meu personagem favorito do filme é de longe o advogado do Nick, Tanner Bolt, que é vivido pelo comediante Tyler Perry, e nós garante algumas risadas.
O filme é recheado de humor negro e ironias, que quebram um pouco a tensão ao longo do suspense psicológico super bem conduzido. Acho que uma importante crítica feita foi aos veículos de informação, como os jornais e as redes sociais podem fazer de você um grande mocinho ou o pior vilão.

Garota Exemplar tem uma grande virada mais ou menos depois de uma hora de filme e mesmo para aqueles que já leram o livro, eu acho que saber de tudo só deixou as coisas mais interessantes, adiciona uma camada a mais de entusiasmo, antecipação e sim, muitos momentos de diversão, pelo menos pra mim ;) 

Garota Exemplar é uma adaptação do livro homônimo de Gillian Flynn, e roteiro também é brilhantemente escrito pela própria autora. O suspense conta com a excelente direção de David Flincher, de Clube da LutaO Curioso Caso de Benjamin Button e A Rede Social e a produção de Reese Witherspoon, aqueeeeela de Legalmente Loira :)

Ficou curioso? Corre pro cinema ;)


5 comentários:

  1. Amei sua resenha, Fêshi!
    Que saudade do seu blog, puro amor!
    Enfim, eu já to lendo o livro e estou amando (se eu tivesse ficado em casa hoje, eu teria terminado, mas fui teimosa e fui assistir Maze Runner rsrs), e espero que não semana que vem, na outra, consiga assistir Garota Exemplar no cinema. Tanner Bolt ? Eu ainda não gosto muito dele, mas como o livro vai conduzindo vai conduzindo eu ainda não tenho um pensamento concreto dele.
    Eu quero terminar ainda essa semana e estou MUITO curiosa a respeito desse final - se no livro parece intenso, no filme então... AI meu Deus!!!!
    Tá de parabéns!
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga,
    Gente, que filme é esse :0
    Deve ser perfeito como o livro, embora ainda não tenha lido.
    Número um da lista de leituras urgentes.
    Ótima resenha!!!
    bjs

    http://www.entrepaginasesonhos.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda, infelizmente para mim, eu ainda não li o livro, mas independente disso, quero ver o filme sim.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fê!
    Menina, tu queres me fazer comprar esse livro de todo jeito, né?
    PRECISO!
    Eu realmente estou interessado pela obra e acredito que seja muito boa. Só li elogios até então. Fico feliz que o filme esteja fiel, acima de tudo. Odeio adaptações nonsense.
    Ainda bem que a autora foi quem escreveu o roteiro. Isso me deixa mais confortável para ver o filme após a leitura do livro.
    Ótimo post!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. P.S: TERMINEI O LIVRO, QUE FINAL FOI AQUELe?
    e quero que faça a tag do 9 coisass em 10 coisas hein?
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita! Eu respondo por aqui mesmo ou pode deixar o link do seu blog que eu visito você :) Espero que você volte logo! Nanda ;)