Fuxicando sobre chick-lits: Desafio de Maio - O Casamento de Mentirinha de Katie Simpson by Mina Ford

05 junho 2013

"Chick-lit" é um gênero literário que abrange a vida da mulher moderna, sendo voltado, principalmente, para o sexo feminino. São romances leves, com um toque de humor, que narram o quotidiano e entram fundo nas dúvidas e emoções das personagens, transmitindo, normalmente, a sensação de estar lendo o relato de uma amiga. As história nesses livros poderiam facilmente ser uma conversa entre garotas ou mulheres, na qual há compartilhamento de sonhos, segredos, confissões.

Oi gente! Tô atrasada de novo na resenha pro desafio né? Só pra variar um pouquinho :p Mas como diz aquele veeeelho ditado, antes tarde do que nunca né? haha O tema do desafio desse mês é:
Maio: Maio é o Mês das Noivas. Escolha um chick-lit em cuja história ocorra algum casamento ou cuja temática aborde o assunto.

E eu escolhi O Casamento de Mentirinha de Katie Simpson by Mina Ford

Sinopse: O Casamento de Mentirinha de Katie Simpson, da inglesa Mina Ford, é uma divertida crônica de costumes. Um romance imerso nos imprecisos papéis masculino e feminino nesse princípio de século. A complicada engenharia familiar, as fidelidades e infidelidades, o trágico e o cômico combinados na sinfonia do cotidiano. O resultado é uma crítica hilariante ao comportamento de mulheres e homens de trinta e poucos anos, com todos os seus defeitos.

Aos vinte e últimos anos da sua vida (também conhecidos como quase 30 anos hehe), Katie está descreditada da vida, tadinha. Depois que ela pegou o namorado dela na cama com outra, ela decidiu se tornar uma mulher de ficadas de uma única noite, afinal, esse é um fim de namoro meio traumático né? E ela precisa fazer tipo um tratamento de choque pra superar isso :p E ela também precisa buscar conforto nos seus três melhores amigos de todo o universo, o George, a Janice e o Sam, só tem um problema: eles estão ocupados demais para dedicar toda a atenção necessária a Katie superar essa super crise!
1) O George está ocupado demais com o mais novo grande amor da vida dele: o David (que é lhêndo!)
2) A Janice decidiu pensar no futuro, ela decidiu começar a frequentar velórios para tentar encontrar o homem ideal para casar: extremamente rico e extremamente velho!
3) O Sam está ocupado demais abrindo o seu próprio negócio e procurando mulheres extremamente magras (preconceito com o time das plus size hein? palhaçada isso!).

Mesmo com toda essa sensação de ter sido abandonada, ela ainda arranja tempo para ajudar os seus amigos caso eles peçam, claro! Não é isso o que a gente faz pelos nossos amigos todo santo dia?! :D E eu adoro isso na Kate ^^ Um deles vai precisar de um favorzãããão! ( e isso não é spoiler tá gente, taí o título que não me deixa mentir!! Então não me matem por favor :p), a Katie transforma toda a vida dela que já está em pedaços pra ajudar esse amigo e claro que vai ser tudo uma confusão só né?! Copiando o que tá escrito nas abas do livro: "Afinal Katie pode ter desistido do amor. Mas será que o amor desistiu de Katie?", e daí agora sim, se eu falar mais sai spoiler! haha

No começo do livro, achei a Katie chatinha e mimada demais, achei que ela tava mergulhada na autopiedade e não simpatizei com ela logo de cara, mas daí depois eu tive um daqueles cliques (sabe aqueles que aparecem a lanterna na tua cabeça? Pois é!), TODO mundo fica um pouco assim quando termina um relacionamento, isso é natural, depois eu comecei a torcer por ela, ela é espontânea, engraçada, amiga e ela é algo que pode ganhar ou perder o leitor de vez: super desbocada, eu também sou meio assim então depois que eu me recuperei do fato de ver tudo escrito, eu me diverti ;)

Eu adoro essa discussão que sempre rola nos chick-lits sobre os papéis do homem e da mulher na sociedade, sobre o que é ser um adulto numa sociedade onde todo dia tem convenção nova pra ser seguida e pela qual você será julgado. Nesse livro aqui rola uma crítica ou crônica de costumes e comportamento, não sei muito como me expressar hehe, mas eu gosto quando um livro me diverte e me faz ficar pensando nas coisas da vida (olha só eu falando bonito e profundo? hahaha) e o que eu mais gostei foi aquele espírito do 'vamos rir para não chorar' da Katie, a tragédia e a comédia que andam de mãos dadas no nosso dia-a-dia mas que acabam nos fazendo sempre abrir aquele sorriso e lembrar que a vida é mais :)
"- Eu vou me casar.- O quê?Queixos pairam sobre o assoalho enquanto meus amigos digerem a última novidade. Para ser honesta, eu mesma estou um tanto chocada.Há seis meses, jurei que comeria meu próprio cabelo e me sufocaria com uma bola de pelo antes de me render. Mastigaria pedaços de unha cortada antes de comprar o enorme vestido de merengue, apertar meus pés, sempre à vontade, em um sapatinho de salto idiota e permitir que um homem-porco-cachorro de casaca de brocado me arrastasse, gritando e me debatendo, para o altar. Agora, olhe só para mim. Katie Simpson, solteirona convicta, prestes a abrir mão de minha preciosa independência e me transformando em Senhora...Buggeration. Hã? Senhora o quê?" Prólogo 
O Casamento de Mentirinha de Katie Simpson (Skoob - Saraiva)
Autor: Mina Ford
Editora: Galera Record
Idioma : Português
Número de Paginas : 432


Beijos, Nanda.

7 comentários:

  1. Eu não costumo ler muito chick-lits mas acho uma leitura muito gostosa. Apenas li uns 2 eu acho. Já conhecia seu blog e já seguia. Estamos juntos no amigo secreto.
    Bjokass

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda,nunca ouvi falar da autora e nem deste e livro.E me simpatizei bastante com o enrendo,deve ser engraçado e ao mesmo tempo crítico pelo que você falou..


    beijos.

    leitorasdobrasil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, gostei da sua resenha, e gostei do tema... uma coisa que você falou e eu nunca tinha reparado, realmente as pessoas ficam ‘chatinhas’ depois de um fim de relacionamento, os personagens que mais me deram preguiça e trabalho com a leitura foram personagens que estavam sofrendo com isso... como nunca reparei isso? HAHAHA

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanda,
    Eu não conhecia esse livro, mas é óbvio, né, você que é a rainha do chick-lit haha
    Parece ser bem divertido e que proporciona ótimos momentos. Também gosto de livros que nos fazem pensar.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. bem legal esse desafio, tb estou participando...


    não conhecia esse livro e nem a autora, mas parece ser divertido, não sei se leria, mas vai saber =)

    bjos
    Pah
    dicalivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu adorooo chick-lit e esse já ta na minha listinha de compras ^^
    pela sinopse ele parece ser bem legal..

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nanda, tudo bem?

    eu adoro chick lits! Gosto pq acho que eles são super leves e de rápida leitura, adoro cair em cima deles depois de uma leitura mais complexa =D

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita! Eu respondo por aqui mesmo ou pode deixar o link do seu blog que eu visito você :) Espero que você volte logo! Nanda ;)