Resenha: A Linhagem de Camila Dornas

22 abril 2013

Sinopse: Londres do século XVIII. A capital da Inglaterra era um dos mais importantes centros do mundo. Vestidos pomposos, elegância e boas maneiras. Um tempo onde as posses e a reputação regiam a sociedade. A igreja possuía poder absoluto e condenava aqueles os quais pesava a suspeita de bruxaria – a arte oculta temida e repudiada pelo senso comum. Nesse cenário intimidador, surge uma mulher especial, com dons inimagináveis. E um destino grandioso...
Oi queridos! Hoje eu vim falar desse livro maravilhoso da Camila Dornas, parceira aqui do blog :)
A Linhagem me surpreendeu de várias formas, primeiro eu achei que era um romance histórico, depois eu vi que não era isso, daí depois eu vi que era um romance histórico sobrenatural *-* oh meu Deus haha vamos pra resenha?
"-Eu vou levá-la para conhecer um talento.
-Um talento? - repeti.
-Sim. É como nos denominamos. Acho que é um termo bem melhor que bruxa, você não acha? Página 92
Londres - Inglaterra - 1720, vive uma mulher chamada Evangeline Bennett, ela é linda, rica e é dona de uma personalidade forte que não se encaixa no perfil da mulher da sociedade daquela época, ela detesta os espartilhos e só quer ser livre. Ela perdeu a sua mãe aos 5 anos, tem um pai que a detesta (e a recíproca é verdadeira hehe), uma madrasta com quem ela não se dá bem, uma irmã que é uma cobra e para fechar bem o pacote, ela sofre de um mal que assolava muitas pessoas naquela época, um casamento arranjado, e com um cara muito assustador por sinal. 
"Não importam quais as consequências. Encarei os olhos castanhos de Morgana, cheia de malícia no olhar, e sorri.
-Se tudo der certo, no final da noite, eu não terei noivo nenhum. Não deixarei que nenhum homem decida meu futuro, Mor - eu disse, decidida." Página 11
Como se isso não fosse suficiente, ela possui um dom que é considerado uma maldição por muitas pessoas, ela tem o poder de dominar os quatro elementos da natureza, e ela morre de medo que alguém descubra, pois ela pode ser acusada de utilizar magia negra e fazer bruxaria, o que renderia um bom espetáculo com ela sendo queimada em plena praça de Londres! No entanto, ela não tem muito controle sobre todo esse poder, se ela ficar com muuuuita raiva por algum motivo, isso já o suficiente para a gente ver vidros  se quebrando, portas caindo, tempestades e terremotos :O

Mas nem tudo é ruim na vida de Lina, ela tem a Morgana, a sua dama de companhia, que a criou e lhe deu o amor de uma mãe, ela tem também Albert, seu amigo de infância, um mulherengo que usa e abusa do seu charme para corromper todas as donzelas inocentes que vê pela frente, ele é como seu irmão mais velho e eles tem uma amizade muito divertida. Por último, porém não menos importante, a Lina tem a Genevieve, sua melhor amiga, uma artista que pinta quadros maravilhosos, mora em Paris, e usa um batom vermelho que eu queria ter a coragem de usar todos os dias :p
"Quem já tentou correr sobre saltos sabe que não há missão mais difícil. Tropecei duas ou mais vezes enquanto seguia Hector. Era discreta como um elefante." Página 149
Então até agora:
a) ela tem um pai que quer casá-la com um cara sinistro para se livrar dela;
b) ela tem que descobrir COMO controlar seus poderes para que ela não mande tudo pelos ares;
E o que acontece? Ela descobre que tem um cara super misterioso que a está seguindo há meses! Como assiiiim?! Ela também fica sabendo que o rei da Inglaterra acabou de sofrer um atentado e por pouco não foi assassinado, e que de alguma forma, ela está metida nessa história toda, só falta ela descobrir como.
"-Como você explica um ataque causado por alguém que se torna uma pilha de ossos em dois segundos, filha? - a palavra "filha" era quase como uma blasfêmia pelo asco com que ele a usava.
Ele estava falando do rei. Eu deveria saber. Tudo o que ele não podia explicar era automaticamente minha culpa." Página 129
Esse foi o primeiro romance histórico sobrenatural que eu li e eu adorei :) Confesso que eu não fui com a cara da Evangeline nas primeiras páginas do livro, mas depois ela me conquistou e passei a torcer muito por ela, que é uma guerreira. A narrativa é maravilhosa e muito divertida, as personagens são super cativantes e a Camila fez um trabalho de pesquisa incrível com ótimas descrições e detalhes, e não ficou cansativo de jeito nenhum, eu me senti lá, do ladinho das personagens, acompanhando toda a ação. 

Eu percebi alguns errinhos de revisão, e achei estranho o fato de que, em alguns diálogos, eu me sentia ouvindo uma conversa dos dias atuais e não um diálogo do século XVIII, não sei se foi só comigo, mas eu tive essa impressão, porém não foi nada que diminuiu a minha empolgação pela leitura :) Tem de tudo: mistério, ação, fantasia, humor e romance (suspiros), ahh, é a melhor parte *-* é tudo lindo e eu fiquei encantada com o mocinho 
"-Você está me olhando de um jeito engraçado - eu disse.
-Quero guardar a exata expressão dos seus olhos.
Eu sorri, flertando.
-Você vai esquecê-la assim que o sol nascer.
Ele sorriu e era como o próprio sol. Pegou meu queixo em suas mãos, fazendo nossos rostos ficarem a centímetros um do outro.
-No meu último suspiro, quando sentir a vida deixar meu corpo, a última coisa de que me esquecerei será o modo como me olha agora." Páginas 284 e 285
A Linhagem (Skoob - Saraiva)
Autora: Camila Dornas
Editora: Novos Talentos
Categoria: Literatura Nacional / Romance
N° de Páginas: 336











Beijos, Nanda

10 comentários:

  1. OMG não é apenas um romance historio tbm é sobrenatural *-*
    Nossa desejo muuuito esse livro !!
    Caramba adorei os quotes tbm principalmente o sobre correr com saltos xDD
    HAUAHUHAU
    Adoorei Feeh !
    Bjoos sua linda sz

    ResponderExcluir
  2. gostei bastante da capa desse livro, bem legal, o/
    a resenha também ta ótima
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanda!

    Que linda a resenha! Esse livro não tem atrativos para mim a princípio, por conta da época e tal. Mas lendo a sua resenha e os quotes, a minha vontade mudou e fiquei super curiosa para saber mais da história e da personagem. Achei muito interessante como ela está envolvida em tantas situações diferentes. Espero poder ler logo!

    Beijinhos querida!!!

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que vontade de lerr!!! Parece ser muuuito bom!
    Bjs

    duasamigas-variosmundos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nanda.
    Eu adoro essa mistura de sobrenatural com romance histórico! Acho que vou gostar desse. Deve ser bem legal! :)
    Eu li outro assim: O Livro Perdido das Bruxas de Salem. É bem gostoso de ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Fer, eu, ao contrário de você, já me simpatizei com a Evangeline de cara, só com a descrição que você fez dela, tanto que estou pensando seriamente em ler, porque também nunca li nenhum romance supernatural, nem histórico, UHAUAHUAHAH.

    Beijão
    Michelle Boyd
    Little Things

    ResponderExcluir
  7. Oi Nanda,
    Estou bem curiosa para ler esse porque também nunca li um romance histórico sobrenatural. Adoro esses cenários antigos e principalmente se tem um romance embutido :)
    Adorei a resenha. Quero conhecer logo a história.
    bjs

    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda,
      Te indiquei uma tag:

      http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/2013/04/tag-alfabeto-literario_24.html

      bjs

      Excluir
  8. Olá Nanda!
    A linhagem nunca me chamou a atenção mas depois de ler muitas resenhas sobre o livro confesso que fiquei com uma pitada de curiosidade!
    Nunca li um romance histórico, e nãos ei bem o que esperar da leitura, mas que estou curiosa com a história, a se estou =)

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita! Eu respondo por aqui mesmo ou pode deixar o link do seu blog que eu visito você :) Espero que você volte logo! Nanda ;)