@mor de Daniel Glattauer

17 abril 2013

Sinopse: Leo recebe por engano mensagens de uma desconhecida chamada Emmi. Como é educado, responde e como ela se sente de imediato atraída por ele escreve de volta. Começam assim um diálogo que não querem mais interromper e com o tempo devem ter a coragem necessária para se conhecer em pessoa.

Eu estava organizando os meus livros e encontrei esse aqui no meio da minha bagunça, eu o li ano passado e não fiz resenha. Vocês já passaram por uma situação de não conseguir escrever uma resenha? Então, isso aconteceu comigo e com esse livro, maaaaaaaaas eu gostei muito da história! E tinha que vir aqui escrever alguma coisa pra vocês, então não sei se isso aqui é propriamente uma resenha, mas de uma coisa eu sei, esse é um livro super diferente e vale a pena ler :)

Vocês já leram O sofrimento do jovem Werther, de Johann Wolfgang von Goethe?! Ele é um romance epistolar, composto exclusivamente de troca de cartas e é uma tradição antiga na literatura ocidental. @mor do austríaco Daniel Glattauer também é um romance epistolar, mas a troca é de e-mails e não de cartas e é muito legal :p

Começa assim, a Emmi queria só cancelar uma assinatura de revista e ela troca as letras do endereço de e-mail e acaba mandando um e-mail para o Leo, o livro é escrito em alemão e trocando só umas letrinhas isso pode acontecer mesmo hehe, tem até explicação nas notinhas de rodapé! Daí depois ele responde e ela pede desculpas e depois ela manda outro e-mail por engano e enfim! Eles começam então a trocar e-mails e ficamos sabendo que a Emmi é casada e que o Leo acabou de sofrer uma grande desilusão amorosa, mas essa situação dos dois não os impede de cogitar e imaginar um possível encontro.

Só que existe um motivo muito forte para que isso não aconteça: eles têm medo de que a realidade estrague a perfeição desse mundo de fantasia que eles criaram quando começaram esse 'relacionamento'. Afinal, a expectativa pode ser traiçoeira e a insegurança as vezes nos impede de viver (falei bonito né?! :p haha)

E daí o livro segue num ritmo muuuuito bom! Eu li em um dia! 

"Eu estou um pouco bêbado, mas só um pouco. Bebi a noite inteira até dar meia-noite, até Emmi vir me visitar. Sim, é verdade. Essa não foi minha primeira garrafa. Estou com saudade da minha Emmi. Você quer vir aqui? A gente simplesmente apaga a luz. Não precisa se ver. Eu só quero sentir você, Emmi. Eu fecho os olhos. (...) Estou bebendo a nós. Já estou um pouco bêbado. Mas não muito. E agora é a sua vez de novo, escreva pra mim, Emmi. Escrever é como beijar, só que sem os lábios. Escrever é beijar com a cabeça." Página 76

A leitura é instigante, as personagens nos irritam e nos cativam ao mesmo tempo e por mais que eu tenha me estressado um pouco com a Emmi, que não sabia o que queria em váááários momentos, eu simplesmente TIVE que ir até o final desse livro e bem rápido e não me arrependi :) E o final é de enlouquecer qualquer leitor mesmo, mas calma! Esse aqui tem continuação, A Sétima Ond@, que eu nem sei se já foi lançado hehe, eu vou procurar no site da editora e se alguém quiser saber eu respondo nos comentários :D

Falando do título, eu juro que eu não entendi, o título original é Gut gegen Nordwind, cujo significado cai como uma luva pra história dos dois, segundo o meu alemão limitadíssimo auxiliado pelo nosso amigo o Google Tradutor hehe. Eu achei o título de Portugal perfeito: Quando Sopra o Vento Norte e fiquei me perguntando o porquê desse título no livro brasileiro o.O

Mais alguma dúvida? Vejam o booktrailer que a editora preparou e que eu amei :)


@mor (Skoob - Saraiva)
Autor: Daniel Glattauer
Editora: Suma das Letras
Título Original : Gut Gegen Norwind
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance

Beijos, Nanda.

8 comentários:

  1. Adorei a resenha! Estou querendo esse livro faz tempo, agora eu vou procurar por ele! Você sabe onde comprar? Realmente nunca encontrei ele antes.

    Beijos,

    ---Lulu

    http://blogamantesdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nanda. Eu também li esse livro rapidinho, e igual a você não consegui fazer uma resenha! Mas se eu tentasse, não sairia tão bem quanto a sua! O final é muito enlouquecedor. Não sabia se teria continuação, mas pelo final tinha quase certeza. Acredito que ainda não tenha sido lançado. Mas espero que a editora traga logo, pois toda vez que penso nesse livro fico com uma curiosidaade!
    Também tive muita raiva da Emmi, não vou falar o porquê, pois posso soltar um spoiler e odeio spoilers!
    Hhahah, que comentário grande... Mas enfim,
    Um grande beijo, adorei a resenha mesmo!
    Duasamigas-variosmundos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Fer! Eu tenho muita curiosidade em ler esse livro, acho que o único que eu li neste estilo foi O Garoto da Casa ao Lado que é todo em email também, fiquei meio confusa no começo, mas depois deu tudo certo!!

    Michelle Boyd
    The Little Things

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Já li algumas resenhas desse livro, mas ele continua não chamando a minha atenção.
    Gostei da sua resenha, só que o livro não é muito o meu estilo. rs

    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nanda,
    Eu quero ler esse. Achei bem interessante a premissa e de alguma forma parece ser uma história real, principalmente nos dias de hoje, já que usamos tanto a internet.
    Achei muito legal a história ser narrada em e-mail. Adorei sua resenha e o booktrailer :)
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não gosto quando mudam muito o nome de um livro/filme do original, mas achei a escolha brasileira (mesmo não tendo lido o livro) até boa, pelo fato que chama atenção. Lembro da primeira vez que vi esse livro e fiquei muito curiosa pelo nome, ai passei a ler várias resenhas e me identificar. É um livro que sempre tive vontade de ler, mas nunca tive oportunidade, devido a estante lotada, falta de dinheiro e por nunca ter conseguido em nenhuma promoção (quem nunca? HAHA)...
    Essa coisa de troca de mensagens por engano já aconteceu comigo, tai ai porque sempre tive vontade de ler o livro!
    Gostei muito da resenha!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  7. Levemente breguinha o nome da edição brasileira, principalmente se compararmos ao original hihi Gostei bastante da ideia de um romance epistolar em dias modernos...

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei muito desse livro!
    Espero ler o segundo logo!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita! Eu respondo por aqui mesmo ou pode deixar o link do seu blog que eu visito você :) Espero que você volte logo! Nanda ;)