Livro e Mini-série: O Canto da Sereia de Nelson Motta

08 janeiro 2013

Oi pessoal!! Feliz Dia do Leitor atrasado!! (cheguei tarde em casa e só tô postando agora, hehe) *.* Que data linda né gente! Bom, esse post foi um pedido de dois amigos da minha faculdade, então vamos lá :)

Vocês já viram as chamadas da nova mini-série da Rede Globo?! Eu vi e fiquei curiosa, resolvi pesquisar um pouco e postar pra vocês antes da mini-série ir ao ar. O Canto da Sereia é baseado no livro homônimo de Nelson Motta, um romance policial, leiam a sinopse aqui em baixo :)


Sinopse: Acompanhe essa incrível trama e descubra o verdadeiro assassino da musa do carnaval baiano. Aos 22 anos, a linda Sereia foi assassinada em plena terça-feira de carnaval e o investigador, Agostinho Matoso, irá vasculhar a vida de cada um dos envolvidos. Os criadores de Sereia, seus produtores artísticos, a fiel empresária, o chefe político local, a mãe-de-santo mais poderosa da Bahia - a vida de cada um será vasculhada pelo sagaz investigador, capaz de cometer deliciosas irresponsabilidades para atingir seus objetivos.

Gostaram? Não, gente, dessa vez eu não li o livro, hehe. Eu procurei saber a respeito assim que eu soube que havia um livro por trás de toda a produção :p E adivinha só? Eu encontrei uma cortesia da Editora Objetiva online aqui nesse link, tem 32 páginas, e eu gostei do que eu li até agora :)

Foi como ler uma espécie de diário de alguém, nesse caso do investigador particular e repórter policial nas horas vagas Agostinho Matoso. 


"Desde criança tenho compleição física robusta e minha massa impõe algum respeito, mas reconheço que atualmente estou alguns quilos acima do peso. Sou investigador particular há vinte anos, casado, com duas filhas adolescentes e, admito, algumas amantes eventuais. E uma fixa." Página 2

E é com um quê de Sherlock Holmes, porém com uma personalidade beeem diferente do nosso querido detetive inglês, que Agostinho nos conta algo que parecia ser impossível, alongo de 4 Km, da Barra a Ondina: o carnaval da Bahia parou.


"Mas às vezes, entre um gerente voraz e um administrador ladrão se acaba descobrindo histórias muito mais interessantes. Como a do assassinato da nova rainha do carnaval baiano, que encerrou seu breve e fulgurante reinado no alto de um trio elétrico, em plena terça-feira gorda." Página 3

Agora Agostinho não poupa esforços para tentar descobrir quem matou a mais nova musa do carnaval de Salvador, Sereia.

"Sim, Sereia era o seu nome verdadeiro, ela foi batizada como Sereia Maria de Oliveira, uma promessa de sua mãe para Iemanjá, que lhe apareceu em um sonho dizendo que a menina que esperava teria cabelos de ouro e olhos de mel, seria bonita, rica e famosa e se chamaria Sereia." Página 6

Eu sei que depois de 32 páginas eu não tenho direito de falar muito, mas eu posso dizer que  aprendi o que é pipoca e cordeiro no meio do carnaval da Bahia, vi que é bem fácil de se identificar com o cenário descrito por Nelson Motta, embora eu nunca tenha ido à Bahia, eu pude facilmente enxergar os trios elétricos com personalidades famosas da música baiana, como Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Carlinhos Brown, entre outros. Acredito que o fato de o autor conhecer bem os bastidores da música nacional contribuiu muito para a descrição do cenário em sua narrativa.

Eu li as duas resenhas feitas para esse livro no skoob, e ambas dizem algo assim: é um ótimo suspense, porém do meio pro final a narrativa começa a perder o fôlego. Aí eu meio que desanimei, mas ainda não completamente :p

O Canto da Sereia (Saraiva - Skoob)
Autor: Nelson Motta
Editora: Objetiva
Categoria: Literatura Nacional / Policial
Idioma: Português
Número de Páginas: 260.



Vocês já leram o livro?! O que acharam? Quem não leu ficou curioso?! Eu fiquei! E eu nem assisto novelas e mini-séries, mas 4 capítulos passam rápido né?! Esse não é meu gênero favorito de livro, mas os teasers que a Rede Globo colocou no ar até agora chamaram a minha atenção, espero poder assistir :)

Como vocês já devem saber, a atriz Ísis Valverde dá vida à Sereia, que cantou de verdade durante as gravações, o ator Marcos Palmeira é o detetive Agostinho e outros ótimos atores como Camila Morgado e Marcos Caruso também fazem parte do elenco.


Então, alguém vai conferir?! Agora é esperar pelo primeiro capítulo mais tarde e torcer pra ser bom ;)

Beijos, Nanda

10 comentários:

  1. Oie,
    estou vendo falar bastante dessa série na blogbo, mas acho que infelizmnte não vou conseguir assistir rs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa Sueroz Na Verdade Quem A Maltou Foi Aquele Cara meio A Gay Que Foi Contratado Por Aquele Cara Do Telefone Que O Meio Gay Ja Planejava Isso a Anos Por Quasa Que Ele Tem Enveja De Sereia E Planeja Isso A Anos , Estou Aki Para Tirar A Duvidas De Vocês Quem Gosto Assese

      www.http://brgames.net/mice/

      Gokuziinhokm...

      Excluir
  2. Tô louca, louca pra ver hoje, UHAUHAAUAUAHU
    Não li o livro e nem sei da história, mas eu acho
    que vai ser uma ótima série +_+

    http://thelittlethings2you.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não me atrevo a ler a degustação por que vou acabar gostando e ficando louca querendo a continuação hahaha
    Não sou muito de assistir esse tipo de coisa, mas como é baseada nessa obra eu vou acompanhar hehe
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa Nanda, adorei! Adorei o enredo, deve ser super interessante, o post ficou ótimo!!!
    E eu fiquei animada em saber que o seriado da globo vai ter o detetive tentando desvendar todo o mistério, bem interessante! Só é uma pena que eu não assista muito a esse canal, nem vi as chamadas. Você sabe quando vai estrear?!
    Vou correndo dar uma olhada no site da Editora Objetiva! rs

    Beijos,

    Celle
    Best Therapy

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. eu adoreii,eu não conhecia o livro,mas fiquem com um gostinho de quero mais,a Isis tá linda e a chamada da globo está muito boom!Estou com mais vontade ainda de assistir ,


    bj,
    http://diariodeumasonhadora2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Quando a globo começou com as chamadas eu identifiquei de cara que era do liveo. Eu já li e é muito bom. Leia!

    ResponderExcluir
  8. Livro muito fraco, parece um conto mas a linguagem é meio de reportagem, sofrível.

    ResponderExcluir
  9. Depois do bafafá da mini-série que eu fui descobrir que era baseada em livro. Eu não assisti, mas está todo mundo falando muito bem da adaptação.

    (Anônimo aqui em cima com probleminhas. Se não gostou, é só falar. Ninguém vai te matar pq vc emitiu uma opinião contrária ao livro. =P)

    Beijinhos! Giulia
    Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita! Eu respondo por aqui mesmo ou pode deixar o link do seu blog que eu visito você :) Espero que você volte logo! Nanda ;)