Resenha: Cinquenta Tons de Liberdade de E.L. James

28 novembro 2012

Sinopse: Quando a ingênua Anastasia Steele conheceu o jovem empresário Christian Grey, teve início um sensual caso de amor que mudou a vida dos dois irrevogavelmente. Chocada, intrigada e, por fim, repelida pelas estranhas exigências sexuais de Christian, Ana exige um comprometimento mais profundo. Determinado a não perdê-la, ele concorda. Agora, Ana e Christian têm tudo: amor, paixão, intimidade, riqueza e um mundo de possibilidades a sua frente. Mas Ana sabe que o relacionamento não será fácil, e a vida a dois reserva desafios que nenhum deles seria capaz de imaginar. Ana precisa se ajustar ao mundo de opulência de Grey sem sacrificar sua identidade. E ele precisa aprender a dominar seu impulso controlador e se livrar do que o atormentava no passado. Quando parece que a força dessa união vai vencer qualquer obstáculo, a malícia, o infortúnio e o destino conspiram para transformar os piores medos de Ana em realidade.

E é isso, acabou gente. 'Infelizmente, vai deixar saudade!' pra alguns e 'Demorou! Já vai tarde!'  para outros haha, antes de começar a resenha, tenho que falar duas coisinhas:


1) Livro indicado para maiores de 18 anos.
2) Essa resenha deve conter spoilers dos dois primeiros livros.

Bem, como romântica incurável, o que eu mais gostei na trilogia é que em Cinquenta Tons tudo começa com a história do BDSM e depois tudo vai se tornando romântico, e falou em romance eu gosto xD Vamos pra resenha:

Em Cinquenta Tons de Liberdade, Ana e Christian começam de fato a viver como um casal. Assim como o segundo, não tem uma grande trama central, no começo nós vemos todas as flores e os corações que a Ana sempre quis em uma lua de mel perfeita, bem, tão perfeita como pode ser, com um marido super controlador hehe. Uma diferença na narrativa no começo é que ela se divide entre o presente e uns flashbacks, de uns momentos do casamento deles, entre outros.

"-Você valeu a espera, Sra. Grey. - Ele ergue meu queixo com a ponta do dedo, abaixa-se e me beija com ternura.
-Você também. - Sorrio. - Mas acho que eu trapaceei. Nem esperei tanto tempo por você.
Ele ri.
- Sou um prêmio tão bom assim?
- Christian, você é um prêmio de loteria, a cura para o câncer e os três desejos que o Aladim pediu ao gênio: tudo isso junto." Página 267

Depois, o que nós vemos é a convivência deles, com direito a muitas brigas graças ao lado dominante e controlador do Christian, que evolui bastante nessa trilogia, mas sempre nos mostrando que luta contra demônios e nem sempre consegue dominá-los, o dominador Grey estava a mil em várias passagens, ele me chateou um pouco com os os impulsos controladores em toda a sua glória, também há os desentendimentos em virtude da falta de comunicação do casal. Por mais que muita gente deteste a Ana, inclusive eu :p acho ela uma versão mais irritante da Bella (peço desculpas aos fãs), ela cresceu, achei interessante a forma como ela contornou os impulsos do seu marido e eu a perdoei com as justificativas para as suas atitudes, quase sempre frutos das atitudes de Christian.

Eu acho que o grande foco acaba sendo a redenção do Christian, um homem que passou por todos os traumas que ele passou, que vivia atormentado, que queria curar as suas feridas e precisava de ajuda pra isso.E o amor incondicional da Ana, que se entregou completamente por ele e se empenhou em compreendê-lo desde o começo (comigo não seria igual, com a minha paciência, não chegaríamos ao casamento haha). Ana enxerga Christian como ele é, ela é a primeira mulher a se importar de fato com ele, e por isso ela ganha seu respeito, sua admiração e seu amor (tô cafona hoje hein? haha). 

"Eu prometo ser seu porto seguro e guardar no fundo do meu coração nossa união e você - sussurra ele, a voz rouca. - Prometo amá-la fielmente, renunciando a todas as outras, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, não importa o rumo que nossa vida tomar. Eu a protegerei e a respeitarei, e confiarei em você. Partilharei das suas alegrias e tristezas, e a confortarei quando preciso. Prometo cuidar de você, apoiar suas esperanças e seus sonhos e mantê-la segura a meu lado. Tudo o que é meu passa a ser também seu. Dou-lhe minha mão, meu coração e meu amor a partir deste momento, até que a morte nos separe.
As lágrimas enchem meus olhos. Vejo seu rosto se suavizar enquanto ele me olha."

Achei esse livro mais romântico que o segundo, continua mal escrito, não se iludam, mas isso eu já esperava e eu acho que vocês também, o super misterioso passado do Christian é revelado mas eu acho que ainda podia ter sido mais desenvolvido. Como aconteceu no segundo, em alguns momentos eu achei que estava lendo mais do mesmo. Em outros, a leitura fluiu bem, e para os que gostam de ação e tensão, há alguns momentos de suspense, perseguição de um psicopata desenfreado, sequestro e tiros.

O final é excelente para a história, me senti no final de uma novela hehe, sério, mas gostei muito. Ahh! Eu estou mais que feliz em dizer a vocês que a deusa interior e o subconsciente da Ana quase não deram as caras nesse livro. Entretanto, tinha “Sr. Grey e Sra. Grey” pra todos os lados (não se pode ter tudo né?).

“Minha querida Sra. Grey (ênfase no minha)”
— Christian Grey


Não me arrependo de ter lido toda a trilogia, ela não é perfeita, longe disso, mas eu me diverti bastante, e é engraçado ver a Ana aos poucos aceitando o contrato proposto lá no começo, depois do primeiro e introdutório livro, que foi de fato o mais sofrível dos três, acho que vou sentir saudade do Christian sim, mas acho que a autora deve ficar com certeza só nos três livros. Ahh! e ênfase nos extras que são passagens narradas pelo Christian, a melhor parte de todo o livro :)


Cinquenta Tons de Liberdade (Saraiva - Skoob)
Autora: E.L. James
Editora: Intrínseca
Idioma: Português
Número de Páginas: 544


Foi um romance (sim, romance) onde eu torci pelos personagens e me irritei com eles, e no final me despedi, como todo final de trilogia. Agora é ver o que nos espera no filme ;)

Beijos, Nanda.

11 comentários:

  1. Um dia eu juro que vou ler essa coleção !
    Eu devo ser a unica que não leu ainda xD
    AHAUAHUAHA
    Ahh esse fim de semana vamos responder seu meme viiw *-*
    Bjos sua linda sz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, lê sim Lih, aí você conta o que achou, são tantas opiniões sobre essa trilogia ^^ Ahh eu quero ver o selinho!!

      Excluir
  2. Eu adorei a saga!
    Estou relendo esse livro!
    Sou apaixonada!
    Amei seu resenha!
    Beijos
    Rizia- Livroterapias
    livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Hmm eu estou na duvida se leio ou nao (apesar de ser de menor). É tanta gente falando mal e bem ao mesmo tempo que da uma curiosidade.

    Bom, acho que eu também não chegaria ao casamento kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina! Se você é de menor não leia não viu?! Eu sei que são os livros da moda e etc e sei que é difícil segurar a curiosidade hehe. Mas a restrição de idade existe por um motivo, acho que há livros que realmente precisam de uma idade mesmo, não por conter palavrão, sexo, morte...mas sim porque requer uma certa maturidade, por pedir que você tenha o mínimo de discernimento entre real e ficção, uma bagagem cultural, claro que muitos tem isso com uma idade relativamente baixa, mas outros não (nossa falei demais!). Bom, acho que existem uma pilha de livros excelentes que você pode ler e se aventurar antes de poder ler os livros da E.L.James, é a minha humilde opinião ^^ espero que ajude na tua dúvida hehe, brigada pela visita como sempre :) Beijos!

      Excluir
  4. Oi, Nanda!

    Confesso que não consegui nem acabar de ler o primeiro! Odiei! :x

    Beijos!
    http://critiquinha.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nataly! Eu te entendo, não larguei o primeiro por bem pouco, um pouquinho assim haha, mas terminei, você é do time 'Já vai tarde!' ^^ beijos!!

      Excluir
  5. Olá, parabéns pelo blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgan! Passei lá no seu cantinho ^^ brigada pela visita :)

      Excluir
  6. Eu não gostei do primeiro! Achei tão ruinzinho... Mas você falando assim quase me convence de que esse é um pouco melhor rsrs. Se eu ganhar de presente talvez até leia rsrs.

    Beijos.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita! Eu respondo por aqui mesmo ou pode deixar o link do seu blog que eu visito você :) Espero que você volte logo! Nanda ;)