Resenha: 'Cidade de Vidro' de Cassandra Clare vol.3 Série Os Instrumentos Mortais

12 outubro 2012


Sinopse: Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe. 

Feliz dia das Crianças folks!!!
Eu demorei tempo demais mesmo para retomar a continuação dessa série, porque o terceiro livro é muito bom. Pra começar: essa resenha pode conter spoilers dos livros anteriores, não muitos, mas... :p 
Dito isso, let's get started :)

Falando rapidinho da capa, a primeira é bem brilhosa, a segunda deixou a desejar, achei meio apagada, mas a terceira parece aquele globos de boate!! Dá pra ficar girando ele e patetando com a capa :p (é, eu sei...eu vou parar com isso hehe)

Depois de 'Cidade das Cinzas' nós ficamos cheios de perguntas e da mesma forma que acontece em final de temporada, a gente quer respostas. A nossa ruivinha Clary tem finalmente uma pista certa do que fazer para que sua mãe possa sair do coma, e para isso ela tem que ir à Idris, a capital do país dos caçadores das sombras.

Cassandra faz uma descrição única de Idris, que é na verdade o que eu mais gosto nessa série, é toda a complexidade do universo criado pela autora paralelo à paisagem cinzenta de NY. Mesmo depois de prometer ajudar Clary a salvar a sua mãe, Jace faz de tudo para que ela não chegue até Idris, porque ele quer protegê-la e para isso ele pede a ajuda de Simon, que acaba indo parar em Idris. Para completar a confusão, Clary fica louca da vida e dá o seu jeito de chegar em Idris sozinha, porém acaba levando Luke junto. Clary, Simon, e Alec narram um pouco a estória.

Clary mostra uma personalidade mais forte, enquanto Jace mostra um lado bem mais sensível e protetor. Para a minha surpresa, Simon mudou muito desde o primeiro livro e pra melhor, se tornando menos chato e indispensável para a batalha (eu não gostava dele no começo, #prontofalei). Magnus continua protagonizando cenas importantes juntamente com os outros personagens secundários. Nós conhecemos o Sebastian, um caçador das sombras que tem uma ligação inegável com Clary, e ele a ajuda na busca da pessoa que pode curar a sua mãe, tentando dar início a um romance com a nossa heroína.

Bom, se eu explicar muito tudo o que acontece, eu vou dar toooodos os spoilers possíveis e imagináveis, mas eu posso dizer que como já estamos nos acostumando, é uma narrativa muito dinâmica e muito bem escrita. E é nesse livro que todos os acontecimentos acumulados dos outros dois livros se encontram, e como toda boa aventura, tem uma ótima batalha final e algumas mortes indesejadas :(

Eu engoli esse livro! Foram algumas horas de leitura em busca das respostas :D E o final parece mesmo de final de temporada ^^ Se você ficou insatisfeito com o final do segundo livro, corre logo pra ler esse aqui porque ele não decepciona :) A série 'Os Instrumentos Mortais' inicialmente terminaria em 'Cidade de Vidro' e eu achei que podia mesmo terminar nesse livro, mas Cassandra anunciou que mais três livros seriam lançados antes do fim da série, dando início a uma segunda trilogia antes do final da série.

Cidade de Vidro (Saraiva - Skoob)
Autor: Cassandra Clare
Editora: Record
Categoria: Ficção/Romance
Idioma: Português
Número de Páginas: 476

O primeiro livro dessa segunda trilogia é o 'Cidade dos Anjos Caídos', qua já foi lançado, e que eu estou meio na dúvida se vai ou não ter pano pra manga a partir de agora, então eu ainda estou decidindo se eu vou ou não até o fim da série, sugestões?! ;)

Beijos, Nanda.

4 comentários:

  1. Ain só li o comecinho porque ainda estou no finalzinho de cidade dos osso e to com medo de ter spoiler ne , kkkk , mais eu to amando muito s2s2

    ResponderExcluir
  2. No finalzinho?!? aiiii que agoniaaa :) e tem spoiler sim ^^ Vais gostar muito! eu quero começar Anjo Mecânico :)mas ai vê aqui a resenha do primeiro :D

    http://superbookaholic.blogspot.com.br/2012/09/serie-os-instrumentos-mortais-cidade.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanda!

    Não sei o que acontece comigo, olha a sua empolgação!!! hahaha Eu parei no primeiro livro mesmo, porque não me senti tão empolgada com toda a estória, desisti da série, o que não é muito o meu feitio. Mas não tenho vontade mesmo de continuar lendo, quem sabe um dia, né?! rsrsrs Ótima a sua resenha!!

    Beijos,

    Celle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ahh, eu to mais pra desistir agora no quarto livro, e eu te admiro por ter largado :p embora eu não tenha se tornado a minha série preferida no primeiro livro, a gente fica chocado e cheio de perguntas e eu tinha que chegar pelo menos até aqui, então missão cumprida!! :D

    Beijos.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita! Eu respondo por aqui mesmo ou pode deixar o link do seu blog que eu visito você :) Espero que você volte logo! Nanda ;)