'Cinquenta Tons Mais Escuros' de E.L. James

01 outubro 2012


 Assustada com os segredos obscuros do belo e atormentado Christian Grey, Ana Steele põe um ponto final em seu relacionamento com o jovem empresário e concentra-se em sua nova carreira, numa editora de livros. Mas o desejo por Grey domina cada pensamento de Ana e, quando ele propõe um novo acordo, ela não consegue resistir. Em pouco tempo, Ana descobre mais sobre o angustiante passado de seu amargurado e dominador parceiro do que jamais imaginou ser possível. Enquanto Christian tenta se livrar de seus demônios interiores, Ana se vê diante da decisão mais importante da sua vida.

Oi de novo. Falar rapidinho que nessa resenha vão rolar uns spoilers do primeiro livro 'Cinquenta Tons de Cinza', a resenha dele está aqui. Assim, se você não leu o primeiro livro, pode ir parando por aqui ^^ se mesmo assim quer ler porque você não se aguenta de curiosidade como eu mesma admito que acontece comigo, seja muito bem-vindo :)

Ahh, assim como o primeiro, este livro é


PARA MAIORES DE 18 ANOS

A narrativa começa exatamente da onde parou, Christian entra em contato com Ana e a lembra que a exposição de fotografia do seu amigo José é no dia seguinte, em seguida ele se oferece para levá-la até o evento, ela aceita.

"(...)Um e-mail de Christian. Ah não, aqui não...não no trabalho.

De: Christian Grey
Assunto: Amanhã
Data: 8 de Junho de 2011 14:05
Para: Anastasia Steele

Querida Anastasia,

Desculpe essa intromissão em seu trabalho. Espero que tudo esteja correndo bem. Você recebeu minhas flores?
Queria lembrar que amanhã é a abertura da exposição do seu amigo. Tenho certeza de que você não teve tempo de comprar um carro, e a viagem é longa. Eu ficaria mais que feliz em levá-la - se você quiser.

Avise-me.
Christian Grey
CEO, Grey Enterprises Holdings, Inc.


Lágrimas enchem meus olhos. Apressadamente, deixo minha mesa, corro até o banheiro e me escondo em uma das cabines. A exposição do José. Eu tinha esquecido completamente. E prometi a ele que iria. Merda, Christian tem razão; como vou chegar lá?" Página 13

Quando eles se encontram novamente, Christian propõe um novo acordo, sem papéis dessa vez, e ela não consegue recusar, eles começam então um relacionamento normal para variar, bem, na medida do possível, e Christian luta constantemente contra os seus demônios, como Ana diz várias vezes, e essa nova forma de relacionamento e um pequeno suspense que atravessa a narrativa formam o enredo do livro. 

A história é muito boa, e tem muito romance, e eu passei a gostar bem mais do Christian, muitas coisas são reveladas a respeito dele, a autora desenvolve bem o drama e as coisas pelas quais Christian passou, e ela desenvolve também um lado bem-humorado de Christian, o que eu acho que tirou um pouco a densidade da história.

"- Posso ficar aqui? - pergunta ele.
- Como assim?
- Esta noite.
- Presumi que você fosse ficar.
Ótimo. Cadê o sorvete?
- No forno. - Lanço um sorriso doce para Christian.
Ele inclina a cabeça para o lado, suspira e balança a cabeça para mim.
- O sarcasmo é a forma mais baixa de humor, Srta. Steele. - Seus olhos brilham.
Ah merda. O que ele está planejando?
- Ainda posso colocar você de bruços no meu colo e lhe dar umas palmadas.
Largo as tigelas na pia.
- Você está com aquelas bolas prateadas?
Ele leva as mãos até o peito, depois desce até a barriga e por último bate nos bolsos da calça jeans.
- Curiosamente, não costumo carregar um kit extra comigo. Não tem muita serventia no escritório.
- Fico feliz em ouvir isso, Sr. Grey, e pensei que você tinha dito que sarcasmo era a forma mais baixa de humor.
- Bem, Anastasia, meu novo lema é: se não pode vencê-los, junte-se a eles." Página 74


Ahh, para aqueles que estão esperando passagens de BDSM, não esperem porque quase não tem. A Anastasia se torna mais forte, porém, ela continua se sentindo super insegura e ela tem certeza que ela nunca vai ser o tipo de mulher suficiente para satisfazer as necessidades de Christian, que não sabe mais o que fazer para convencê-la de que ela é sim suficiente. 

"(...)- Eu sei. Mas estou tentando.
- Você também, Srta. Steele.
- Por que está fazendo isso?
Ele arregala os olhos e a expressão cautelosa retorna.
- Você sabe por quê.
- Não, eu não sei.
Ele passa a mão pelo cabelo.
- Você é uma mulher frustrante.
- Você poderia ter uma bela submissa morena. Uma mulher que perguntaria 'a que altura?' todas as vezes que você dissesse 'pule', isso se ela tivesse permissão para falar, é claro. Então, por que eu, Christian? Simplesmente não entendo." Página 101

Bom, queria deixar a minha tristeza em ter que dizer que a escrita dela não melhora nesse livro, embora o livro melhore bastante em relação ao primeiro. O problema da repetição de expressões infelizmente continua e acho que 500 páginas é um número absurdo de páginas pra esse livro, fez parecer que a Ana dizia as mesmas coisas, pois além de ele fazer parte de uma trilogia, faz com que o livro se torne meio enfadonho a partir de um certo momento, longo e interminável. 

Apesar disso, ainda acho a leitura válida, porque não dá pra começar uma trilogia sem terminar, e porque ele é sem dúvida melhor que o primeiro e se você não se animou muito com o primeiro, esse aqui dá mais esperança pro desfecho da série.

Cinquenta Tons Mais Escuros ( Saraiva - Skoob )
Autora: E.L. James.
Editora: Intrínseca
Idioma: Português
Número de Páginas: 512

P.S.: Em relação ao filme, vou deixar um link aqui em baixo com os nomes cotados para os papéis de Christian Grey e Anastasia Steele, que foi atualizado recentemente. Os atores Ian Somerhalder e Matt Bomer ainda são nomes cotados. Emma Roberts e Elizabeth Olsen são as preferidas para o papel, Emma Watson é a mais pedida dos fãs e Kristen Stewart foi sondada para o papel, mas não agrada muito aos fãs:
http://mdemulher.abril.com.br/tv-novelas-famosos/fotos/acontece/50-tons-cinza-quem-deve-interpretar-christian-anastasia-filme-696341.shtml#18

2 comentários:

  1. Oi flor!

    Eu não li a resenha, pois ainda não li o primeiro volume. Mas li suas considerações. E acho que o Matt Bomer ia ficar perfeito no papel.

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelle!! Concordo com você!! Embora a minha paixão pelo Ian seja eterna *.*

      Muito obrigada pelas visitas :)
      Beijos

      Excluir

Muito obrigada pela visita! Eu respondo por aqui mesmo ou pode deixar o link do seu blog que eu visito você :) Espero que você volte logo! Nanda ;)